‘Yoda’: cão que capturou Danilo Cavalcante tem nome do personagem favorito de filho da vítima: ‘Ela estava ajudando’

Yoda atua na fronteira do México como parte de equipe de elite
Yoda atua na fronteira do México como parte de equipe de elite — Foto: Reprodução

Antes de ser preso pelas autoridades americanas, o brasileiro Danilo Cavalcante foi perseguido pelo cão Yoda, treinado para deter fugitivos da Justiça. Irmã de Déborah Brandão, morta por Cavalcante em 2021, disse nesta quinta-feira que Yuri, o filho da vítima, “ama o Baby Yoda”. Para ela, este é um sinal de que “a mãe dele estava ajudando [nas buscas] em todos esses dias”.

“Pra mim faz todo sentido. O Yan ama o Baby Yoda. Pra ele, tudo é o Baby Yoda. E quando eu soube o nome do doguinho que capturou o assassino da mãe dele, eu fiquei impactada. Pra mim a mãezinha dele estava ajudando em todos esses dias”, escreveu Sarah Brandão no Instagram.

Nesta quarta-feira, o tenente George Bivens afirmou que, antes de ser ordenado a recuar, o animal chegou a morder o brasileiro. O cachorro faz parte de uma equipe de agentes que patrulham a fronteira dos Estados Unidos com o México. Ainda segundo ele, imagens térmicas ajudaram na localização de Cavalcante, que tentou fugir com uma arma de fogo.

— Ele rastejou carregando o rifle [que havia roubado de um morador da região dias antes]. Um dos agentes estava com um cão, soltou esse cão. Ele foi cercado, o cão derrubou ele, que continuou a resistir. Ninguém ficou ferido, mas ele teve um ferimento leve de mordida [de cachorro]. Ele foi levado sob custódia e vai ser transferido para uma unidade prisional onde retomará o cumprimento de pena — afirmou Bivens.

Yoda, um pastor belga de 4 anos, atua em operações da Unidade Tática de Patrulha de Fronteira de El Paso, cidade no Texas a uma distância de 3,2 mil km de Chester County, onde o brasileiro estava foragido. Agentes do grupo de elite foram deslocados para ajudar nas buscas, que mobilizaram mais de 300 policiais.

Pelas redes sociais, Sarah Brandão, irmã de Deborah Brandão, morta por Danelo Cavalcante em 2021, se referiu ao animal como ‘herói’. Ao compartilhar uma foto de Yoda, ela escreveu: “E esse é K9 é um dos heróis responsáveis por dar fim a esses dias”.

De acordo com a rede americana CBS News, o fugitivo foi achado escondido numa pilha de madeira. As imagens divulgadas até o momento mostram agentes com roupas camufladas cercando Cavalcante e dezenas de veículos espalhados por uma rua da área de South Coventry Township, ao norte do condado.

A busca por ele entrou no seu 14º dia nesta quarta-feira. Condenado à prisão perpétua por matar a facadas sua ex-namorada, a maranhense Déborah Brandão, o brasileiro escapou da prisão escalando as paredes e passou a ser alvo de uma caçada que reúne diversos órgãos de segurança dos Estados Unidos.

Como recompensa pela captura dele, eram oferecidos US$ 25 mil, cerca de R$ 123 mil. Nesta terça-feira, as autoridades locais disseram que o fugitivo está armado com um rifle e montaram um cerco na região de Ridge Road, Coventryville Road e Daisy Point Road, onde ele foi visto por moradores, na véspera.

Mãe de Danilo, Iracema Cavalcante defendeu que, mesmo armado, o filho “não representa uma ameaça para ninguém”. Ela admitiu que já estava perdendo as esperanças e que vê o “filho como morto”. O GLOBO explica, por meio de infográficos, o passo a passo desde a fuga de Danilo da prisão até o estágio atual das buscas.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.