Vídeo mostra briga que acabou com homem baleado em estado crítico, no metrô de Nova York

Vídeo mostra briga que acabou com homem baleado em estado crítico, no metrô de Nova York
Vídeo mostra briga que acabou com homem baleado em estado crítico, no metrô de Nova York — Foto: Reprodução

Um homem está em estado crítico após levar um tiro na cabeça em uma composição do metrô que chegava à estação Hoyt-Schermerhorn, no centro do Brooklyn, durante o horário de pico da tarde desta quinta-feira, segundo as autoridades de Nova York, nos Estados Unidos.

O tiroteio ocorreu depois que um homem de 32 anos embarcou em no trem, em direção ao norte, na parada da Avenida Nostrand por volta das 16h45, disse Michael Kemper, chefe de trânsito do Departamento de Polícia, em entrevista coletiva.

Quando o trem saiu da estação, o homem foi confrontado por outro, de 36 anos, que as testemunhas descreveram como agindo de maneira “agressiva e provocativa”, disse o chefe Kemper. O que começou como um confronto verbal rapidamente se tornou uma luta física, com o homem de 36 anos exibindo uma faca ou uma lâmina de barbear em determinado momento. Eventualmente, ele sacou uma arma, disse o chefe Kemper.

Eles começaram a lutar e o homem de 32 anos pegou a arma e atirou várias vezes no outro, disse o chefe Kemper. As autoridades dizem não acreditar que os dois homens se conhecessem.

Imagens da briga, publicadas nas redes sociais, mostram que o homem de 36 anos ameaça repetidamente o outro, ficando de pé sobre ele e dizendo “vou bater em você”, até que o homem mais jovem se levanta. À medida que a luta aumenta, outros passageiros vão para o lado oposto do trem, mas uma mulher fica para trás.

O vídeo mostra que enquanto os dois homens brigam, a mulher também se envolve. Ela parece procurar algo na bolsa e, em seguida, esfaqueia a parte inferior das costas do homem de 36 anos, enquanto ele fica de pé sobre o homem mais jovem e desfere socos.

À medida que uma mancha de sangue cresce na camiseta branca do homem de 36 anos devido ao aparente ferimento de faca, ele pergunta: “Você me esfaqueou?”. O homem de 32 anos então assume uma postura protetora diante da mulher, e os dois ficam encostados na extremidade do vagão do metrô. O homem de 36 anos mexe em sua jaqueta — que ele havia jogado em um assento — e saca uma arma enquanto grita repetidamente: “Você me esfaqueou, certo?”

Em seguida, segundo a polícia, os homens lutaram, e o que estava desarmado teria conseguido tomar a arma do outro e, assim, efetuar os disparos. Quatro tiros podem ser ouvidos no vídeo. Os policiais da estação Hoyt-Schermerhorn escutaram o som quando o trem chegou e responderam imediatamente, segundo o chefe Kemper. O homem baleado foi levado a um hospital, onde foi submetido a uma cirurgia e apresenta estado de saúde crítico.

As autoridades não haviam determinado até quinta-feira à noite se acusariam o homem de 32 anos ou se suas ações seriam consideradas legítima defesa.

Lincoln Restler, membro do Conselho Municipal que representa a área, classificou o tiroteio como “uma tragédia horrível”.

— Sei que é enervante para os quatro milhões de pessoas que andam de metrô todos os dias quando ocorre um incidente terrível e violento como este — disse Restler.

Vários vídeos postados no site de mídia social X pela jornalista Joyce Philippe mostraram as consequências do tiroteio: um trem A lotado parou na estação enquanto gritos eram ouvidos na plataforma e pessoas se abaixando para se proteger no centro de um vagão do metrô enquanto outros choram ao fundo. A certa altura, alguns passageiros gritaram para o condutor fechar as portas do trem.

“Onde está a polícia de Nova York? Meu Deus”, uma pessoa pode ser ouvida dizendo em um dos vídeos.

Outro vídeo mostrou policiais na plataforma, pelo menos um deles com a arma em punho.

“A vítima aqui, como disse o chefe, parece ser o agressor”, disse Janno Lieber, presidente-executivo da autoridade de trânsito, em entrevista coletiva. “Mas as verdadeiras vítimas são as pessoas que vi nesses vídeos, que estão passando por momentos angustiantes porque estão em um trem com alguém armado.”

Natgel Maldonado, um estudante de 16 anos, disse que estava esperando por um trem para o sul na estação Hoyt-Schermerhorn quando um trem A para o norte parou e uma cena caótica se desenrolou. Ele descreveu pessoas fugindo do trem em direção à saída da estação. Foi enervante, disse ele.

“Tenho 16 anos e morei em Nova York toda a minha vida”, disse ele. “Esta é a primeira vez que algo assim acontece.”

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.