Venezuela terá eleições presidenciais em 28 de julho, decide órgão eleitoral

Reunião do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela para apresentação da proposta de calendário eleitoral
Reunião do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela para apresentação da proposta de calendário eleitoral — Foto: Frederico Parra / AFP

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela definiu, nesta terça-feira, que as eleições presidenciais no país ocorrerão em 28 de julho de 2024, conforme anunciado pelo presidente do órgão, Elvis Amoroso, durante uma coletiva de imprensa. O período para inscrições de candidato será de 21 a 25 de março e a campanha eleitoral está marcada para 4 a 25 de julho.

Segundo o presidente do CNE, o calendário foi aprovado por unanimidade pelo conselho de administração do órgão eleitoral em 4 de março.

A realização de eleições livres, justas e transparentes ainda esse ano fazia parte do acordo firmado em Barbados, no fim do ano passado, entre governo e oposição. Ainda há, no entanto, vários poréns sobre a mesa. Maria Corina Machado, principal nome da oposição, venceu primárias realizadas no ano passado por ampla margem, mas está inabilitada por 15 anos, assim como outros líderes contrários a Maduro, como o ex-candidato à Presidência, Henrique Capriles.

Na última sexta-feira, em encontro bilateral realizado paralelamente à 8° Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em São Vicente e Granadinas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ouviu do líder venezuelano, Nicolás Maduro, que haveria eleições em seu país no segundo semestre. O relato foi feito ao GLOBO por um interlocutor que teve acesso à reunião.

*Em atualização.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.