Vacina contra HPV está disponível nas unidades de saúde de Natal

Começou nesta segunda-feira (10) a vacinação contra o HPV nas 109 unidades básicas de saúde de Curitiba. Foto: Valdecir Galor/SMCS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal ressalta a importância da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) em meninas com idades entre nove e 11 anos e orienta pais e responsáveis que procurem a unidade de saúde mais próxima de suas residências para que elas sejam imunizadas contra o vírus, responsável por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero e a terceira maior causa de morte de mulheres no Brasil.

De acordo com informações do Setor de Vigilância Epidemiológica e do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis da SMS, todas as unidades de saúde da rede municipal estão disponibilizando a vacina, que pode ser aplicada também em meninas entre 11 e 13 anos que ainda não receberam nenhuma dose contra o HPV.

A SMS alerta que o esquema de vacinação é composto por três doses, sendo a segunda delas aplicada com intervalo de seis meses após a primeira. Já a terceira dose, que serve como um reforço para manter a imunização duradoura, deve ser aplicada depois de cinco anos. E que é indispensável que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacinação da menina para a unidade de saúde, para que ele seja atualizado.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.