“Utopia Tropical” traz Noam Chomsky e Celso Amorim analisando esquerdas

Filme
O documentário "Utopia Tropical" traz as conversas de Noam Chomsky (à esq.) e Celso Amorim (à dir.)

O documentário “Utopia Tropical”, com o linguista e ativista político norte-americano Noam Chomsky e com o assessor-chefe da Assessoria Especial do Presidente da República e ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, estreia nos cinemas brasileiros em 7 de março. O filme trata de como o surgimento dos governos de esquerda da América Latina nas últimas décadas.

Assista ao teaser do documentário (1min38s):

O diretor do filme, João Amorim, é filho de Celso Amorim. O cineasta também dirigiu filmes como “2012 Tempo de Mudança” e “Chicago 10”.

Com a proposta de lançar um olhar crítico sobre a ascensão e a queda dos regimes de esquerda nos países latino-americanos, Chomsky e Amorim analisam as consequências dessas mudanças para as minorias, as populações afrodescendentes e indígenas, além de seus efeitos no meio ambiente e na economia dos países latino-americanos. 

“Apesar de em ‘Utopia Tropical’ fazermos um retrato das últimas décadas, o filme fala justamente da necessidade de estarmos alertas, trabalhando juntos para uma sociedade mais justa, que respeite e dê voz à diversidade, à natureza, aos povos originários”, disse João Amorim.

“Acredito que estamos sujeitos a grandes ciclos históricos, e certamente existe uma vontade da classe dominante em permanecer no poder e isso se aplica a nações também. No caso da relação entre Estados Unidos e a América Latina, podemos evidenciar esses ciclos com clareza. Como Celso diz, toda vez que surge um governo de esquerda, nacionalista, com enfoque em causas sociais, ele é seguido de um golpe, ou uma tentativa de tomada de poder”, afirma o diretor.

Ficha Técnica do documentário “Utopia Tropical”:

Direção: João Amorim;

Roteiro: João Paulo Reys e João Amorim;

Argumento: João Amorim e Rafaela Camelo;

Elenco: Noam Chomsky e Celso Amorim;

Direção de Animação: César Coelho;

Produção Executiva: Sara Rocha;

Direção de Produção: Lucas Arake;

Direção de Fotografia: Matheus Bastos e Elder Miranda Jr.;

Montagem: Tainá Menezes, Edt.;

Trilha Original: Filipe Rasta;

Distribuição: O2 Play;

Duração: 77 minutos.

Fonte: Poder360

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.