UPF de Encanto melhora produção com assistência técnica do Seapac

O acompanhamento e assistência técnica do Núcleo do Seapac na Região Oeste do Rio Grande do Norte às Unidades Produtivas Familiares (UPFs) começam a dar retorno às famílias. Os agrônomos Carlos George e Fabrício Edino fizeram outra visita à UPF de dona Raimunda e seu Irmão Ismar e constataram a evolução no cultivo das hortaliças, a partir das orientações que deram, na primeira visita. “Eles, a princípio, praticamente só tinham coentro e um pouco de cebolinha. Hoje, eles já diversificaram a plantação e cultivam também alface, pimenta de cheiro e pimentão. Melhorou, também, a qualidade da produção, principalmente do coentro e da cebolinha”, comenta Fabrício.

Outra melhoria foi em relação à prática da irrigação, que incialmente era toda manual, indo buscar a água no açude, usando os regadores. “Hoje, eles já têm um motor elétrico e fazem a irrigação através de uma mangueira, o que agiliza o trabalho”, relata o agrônomo. Os dois técnicos comentam que dona Raimunda e seu Ismar também introduziram a utilização de cobertura vegetal nas hortas, aumentando o tempo da umidade do solo.

No combate às pragas, outra novidade foi a introdução dos defensivos naturais e o uso do controle mecânico, com a retirada de algumas plantas severamente afetadas. “Eles fazem toda a produção sem agrotóxicos, totalmente orgânica, a partir dos princípios agroecológicos”, constataram Fabrício e Carlos.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.