Universidade Estadual do Ceará é acusada de antissemitismo em prova do vestibular: ‘Absurda relativização do Holocausto’

Fachada da Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Fachada da Universidade Estadual do Ceará (UECE) — Foto: Divulgação/Governo do Ceará

O vestibular da Universidade Estadual do Ceará (UECE), realizado no último domingo, foi acusado de promover ideias antissemitas em três itens da prova. Ao GLOBO, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) informou que vai oficializar o Ministério Público e a instituição de ensino por conta das questões.

O caso ganhou repercussão após uma postagem na rede social X feita pelo cientista social Matheus Alexandre. Em uma delas, ele ressalta que a resposta correta “sugeria que o extermínio dos judeus não foi racional do ponto de vista econômico, pois poderiam ter sido utilizados como escravos”.

“Isoladamente, as questões podem parecer um acidente. No entanto, quando analisadas em conjunto na mesma prova, compreendemos sua intenção: transmitir uma narrativa unilateral que nega ao povo judeu sua história e relação originária com o território do Levante, além da absurda relativização do Holocausto”, argumenta o pesquisador em antissemitismo contemporâneo, em sua publicação.

Procurada pelo GLOBO, a universidade ainda não se manifestou.

A prova foi aplicada para a seleção dos novos alunos para o segundo semestre do ano letivo de 2024. Duas das questões constavam na prova de História e a terceira na de Geografia.

De acordo com o Gabarito 4, a resposta correta da questão acima é a opção C

De acordo com o Gabarito 4, a resposta correta da questão acima é a opção D

De acordo com o Gabarito 4, a resposta correta da questão acima é a opção D

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.