Universidade e prefeituras assinam convênios do Trilhas Potiguares

O programa de extensão Trilhas Potiguares, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), será realizado em 25 municípios no ano de 2019. A assinatura do termo de compromisso entre a instituição e as prefeituras aconteceu na manhã desta quinta-feira, 21, no auditório da Reitoria. Na ocasião, os gestores municipais conheceram as principais informações sobre o programa, que em sua 23ª edição aborda a temática Desenvolvimento Sustentável e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das comunidades.

O pró-reitor adjunto de Extensão e coordenador do Trilhas Potiguares, Breno Cabral, apresentou aos gestores os benefícios do intercâmbio entre universitários e municípios para a transformação do cotidiano e o desenvolvimento de soluções para problemas locais. Em 2018, foram realizadas 743 ações e atendidas quase 30 mil pessoas de 20 cidades potiguares, por meio do trabalho de alunos, professores e técnico-administrativos da UFRN. Para 2019, serão formadas equipes com 20 estudantes e dois coordenadores para atuar em cada município, onde irão desenvolver iniciativas entre os dias 29 de junho e 6 de julho, de acordo com as demandas levantadas pela população local.

O tema central do Trilhas Potiguares 2019 norteará as atividades, que serão balizadas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). “Temos envolvimento e compromisso permanente com os ODS, na perspectiva de transformação social por meio da educação”, ressaltou a pró-reitora de Extensão da UFRN, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes. A reitora da instituição, Ângela Maria Paiva Cruz, destacou que o programa é representativo para o diálogo real entre a Universidade e os demandantes do conhecimento, educação, arte e cultura produzidos em âmbito acadêmico.

“O Trilhas Potiguares é um dos projetos que mais enobrece e enriquece a nossa missão. Não existe universidade sem compromisso social”, afirmou Ângela Paiva, que também frisou a oportunidade de construção conjunta dos saberes, fruto da interação entre universitários e comunidade. Após a assinatura dos convênios, serão realizadas reuniões de diagnóstico para levantar as necessidades de cada município e formar as equipes com integrantes da UFRN e das prefeituras selecionadas.

Confira a lista de cidades que receberão o Trilhas Potiguares 2019: Caiçara do Norte, Campo Redondo, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Florânia, Ielmo Marinho, Jandaíra, Japi, José da Penha, Lagoa Danta, Luiz Gomes, Marcelino Vieira, Maxaranguape, Messias Targino, Montanhas, Monte das Gameleiras, Passagem, Patu, São Fernando, São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São Vicente, Serra Negra do Norte, Serrinha dos Pintos e Viçosa.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.