Turista é multado em 12,5 mil coroas norueguesas por ‘perturbar’ morsa; entenda

Turista multado por se aproximar de morsa na Noruega.
Turista multado por se aproximar de morsa na Noruega. — Foto: Governo de Svalbard

Um turista que visitava o arquipélago norueguês de Svalbard, no Ártico, foi multado em 12,5 mil coroas norueguesas, o equivalente a aproximadamente R$ 5,8 mil, por chegar muito perto de uma morsa.

Segundo comunicado do governo de Svalbard, membros do público alertaram as autoridades locais quando viram o homem entrar em um bloco de gelo para se aproximar do animal. “Partes do incidente também foram observadas por vários funcionários do governo”, continua a nota.

A autoridade lembrou que se aproximar de animais a ponto de causar “perturbação desnecessária da vida selvagem” é crime de acordo com o segundo parágrafo do artigo 73 da Lei Ambiental de Svalbard.

O governador incentivou todos a manter uma boa distância das morsas para que elas não sejam perturbadas e também para evitar o perigo para as pessoas. À BBC, o promotor de polícia Magnus Rindal Fredriksen disse que o turista era um cidadão polonês e que havia sido levado pelas autoridades. O homem pagou a multa.

Fredriksen diz ainda acreditar que o turista estava em busca de uma boa foto. A primavera e o verão são populares para viagens em Svalbard, com muitas pessoas visitando o arquipélago quase intocado no alto Ártico enquanto o sol não se põe à noite, no que é conhecido como “sol da meia-noite”.

De acordo com a reportagem da BBC, as morsas de Svalbard são protegidas por lei desde 1952 depois que restavam apenas algumas centenas, resultado de mais de três séculos de exploração comercial intensa. A população de morsas tem crescido desde que as medidas foram implementadas, mas as espécies permanecem na Lista Vermelha Nacional de ameaçadas da Noruega.

Devido às preocupações com o impacto do turismo e da mudança climática, o governo do país também anunciou regulamentações mais rígidas, que entrarão em vigor no próximo ano, e que incluem a proibição de chegar a menos de 150 metros de uma morsa. Outras medidas incluem um limite para navios de cruzeiro e locais de desembarque designados.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.