TSE reconhece afastamento de Bivar do União Brasil

O deputado federal Luciano Bivar
O ex-presidente do União Brasil, deputado Luciano Bivar

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) reconheceu neste sábado (23.mar.2024)  o afastamento de Luciano Bivar (PE) da presidência do União Brasil. A decisão foi do presidente da Corte, Alexandre de Moraes. Ele afirma que o processo se deu em conformidade com o estatuto da sigla.

“Constata-se, sob o ponto de vista formal, que o afastamento do Presidente Nacional do União Brasil está chancelado por 10 membros da Mesa Deliberativa da Comissão Executiva Nacional Instituidora, em observância às normas estatutárias, o que autoriza a providência administrativa pretendida”, diz a decisão. Eis a íntegra (PDF – 127 kB).

A decisão determina, ainda:

Bivar foi afastado da presidência do União Brasil depois de protagonizar uma disputa política pelo comando do partido com o presidente eleito da sigla, Antonio Rueda. A deliberação pelo afastamento se deu na 4ª feira (20.mar), na sede do partido, localizada no Brasil 21, edifício na região central de Brasília.

A eleição para a presidência do partido tevetroca de ameaças. Houve depois um incêndio na casa da família Rueda. Piorou o clima. Não há provas sobre o suposto envolvimento de Bivar no caso. Entretanto, integrantes do União Brasil falam em crime político. 

Segundo divulgado pelo União Brasil (eis a íntegra – PDF – 268 kB), o processo interno contra Bivar considerou:

Leia mais:

Fonte: Poder360

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.