TSE escolhe novo presidente da Corte em 7 de maio

Eleição é feita por meio de urna eletrônica com integrantes do plenário do TSE; na imagem, integrantes da Corte Eleitoral durante sessão de 22 de fevereiro

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) irá escolher a nova presidência da Corte Eleitoral no próximo dia 7 de maio. O plenário votará em uma urna eletrônica e elegerá o sucessor de Alexandre de Moraes.

A expectativa é de que a ministra Cármen Lúcia assuma o posto, uma vez que já é vice-presidente do TSE. O ministro Kassio Nunes Marques deverá assumir o cargo deixado pela magistrada. Os nomes, no entanto, só serão oficializados depois da divulgação do resultado da votação.

O ministro escolhido assumirá a presidência da Corte em junho e ocupará o cargo por 2 anos. Ficará responsável por conduzir as eleições municipais de 2024 enquanto lida com desafios como fake news, discursos de ódio nas redes sociais e avanços da inteligência artificial na produção de deep fakes.

Em março, o TSE inaugurou o Ciedde (Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia). O objetivo é reforçar as ações de combate à desinformação durante o pleito deste ano e em futuras disputas eleitorais. Apesar do objetivo, ainda não está claro quais critérios serão usados na avaliação das informações o que deverá depender fortemente dos direcionamentos do futuro presidente da Corte Eleitoral.

Fonte: Poder360

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.