Tereos anuncia plano de zerar emissões de gases estufa até 2050

Usina da Tereos no Brasil, companhia francesa do setor sucroenergético que anunciou plano de zerar emissões até 20250
Usina da Tereos em São Paulo, no Brasil; companhia francesa do setor sucroenergético anunciou plano de zerar emissões até 2050

A Tereos, maior produtora de açúcar e etanol da França, anunciou nesta 5ª feira (21.mar.2024) um plano de descarbonização para zerar suas emissões de gases de efeito estufa até 2050. A meta é deixar de lançar os gases poluentes em toda a cadeia, desde as atividades agrícolas até processos industriais e comercialização dos produtos.

Para cumprir o compromisso, o grupo francês anunciou que vai investir € 800 milhões nos próximos 9 anos para reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa em suas operações globais e em 65% nas unidades localizadas na Europa. Os recursos serão aplicados para reduzir o consumo de energia, como na melhora da eficiência energética e eletrificação de processos de produção.

Segundo a empresa, serão implantados um total de 78 grandes projetos até 2033 em 16 unidades industriais. Trata-se do 1º grupo francês de açúcar e amido e da 1ª empresa brasileira do setor sucroenergético a assinar o mais alto nível de compromisso das metas do Acordo de Paris.

Em relação às atividades agrícolas, que respondem por 47% das emissões totais do grupo, a Tereos se compromete a reduzir essas emissões em 36% até 2033.

A descarbonização das atividades no campo inclui uma estratégia de desmatamento zero: até o final de 2025, o grupo garantirá 100% do fornecimento de matérias-primas agrícolas provenientes de áreas não desmatadas.

“Garantir a rastreabilidade do campo até o produto final é um ponto forte na execução da nossa estratégia. Como grupo agroindustrial líder em seus mercados, é essencial que a Tereos continue a acelerar suas ações em termos de descarbonização”, diz Olivier Leducq, CEO global da Tereos.

No Brasil, o plano de descarbonização da empresa passa pelo investimento em biogás e biometano, combustível gerado a partir da vinhaça, um coproduto da produção de etanol, e uma alternativa limpa ao diesel e ao gás natural. 

A empresa inaugurou em 2022 sua primeira planta de biogás em Olímpia, no interior de São Paulo, e já realizou testes para o uso do biometano no abastecimento de seus caminhões de cana. A meta é que, até 2030, 100% desses equipamentos utilizem esse combustível em substituição ao combustível fóssil.

Além disso, a Tereos no Brasil vem implementando ações que auxiliam na redução do consumo de diesel, como a renovação da frota de caminhões por veículos mais modernos e que emitem menos CO2, utilização de diesel aditivado S-10, menos poluente e mais eficiente do que o diesel S500, e otimização das operações por meio de um acompanhamento em tempo real.

Com esse conjunto de ações, foi possível reduzir o consumo de diesel em mais de 3,4 milhões de litros ao longo de 2023 em relação ao ano anterior, o que significa que a empresa deixou de emitir 9.000 toneladas de CO2 no período.

Fonte: Poder360

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.