Temporal no RS: vítimas têm entre 45 e 85 anos e morreram por choque, deslizamento e afogamento

Áreas alagadas no Rio Grande do Sul vistas de helicóptero da FAB que presta apoio e faz resgates
Áreas alagadas no Rio Grande do Sul vistas de helicóptero da FAB que presta apoio e faz resgates — Foto: FAB / Divulgação

A tragédia provocada pelas fortes chuvas que mais uma vez castigam o estado do Rio Grande do Sul já deixa pelo menos 8 mortos e 21 desaparecidos – além de onze feridos. Metade das vítimas já confirmadas, segundo a Defesa Civil do RS, é formada por pessoas idosas. São casos de descarga elétrica, afogamento e deslizamento de terra.

Na cidade de Pavarema, dois homens de 65 e 69 anos morreram afogados quando tentavam passar de carro por uma área alagada. No município de Segredo, um outro idoso, de 62 anos, também acabou morrendo sob circunstâncias semelhantes.

Em Salvador do Sul e Santa Maria, um homem de 47 anos e uma idosa de 85 anos, respectivamente, morreram atingidos por deslizamentos de terra. No município de Pântano Grande, um homem de 59 anos acabou vítima de uma descarga elétrica durante o temporal e também acabou não resistindo.

Em Itaara e Encantado, uma mulher de 48 anos e outra de 45 morreram em circunstâncias que ainda são investigadas.

Ainda há moradores desaparecidos em:

A Defesa Civil estadual afirma que há 104 municípios afetados pelas chuvas no RS. São 1.145 pessoas deslocadas em abrigos e 1.431 pessoas desalojadas em todo o estado. O órgão estima que 19.110 pessoas tenham sido afetadas diretamente pelas chuvas até agora.

Nas redes sociais, o governador Eduardo Leite (PSDB) lamentou as mortes – três, em Segredo, Santa Maria e Salvador do Sul, foram confirmadas entre esta terça e quarta-feira – e acrescentou que a previsão é de mais chuva.

“Começamos o dia com a triste notícia de que já são 8 mortes causadas pelo temporal desta semana no Estado. Seguimos trabalhando intensamente para localizar os desaparecidos e garantir a segurança das comunidades em áreas de risco. Infelizmente, ainda há previsão de mais chuva”, escreveu Leite.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou sobre a tragédia, nesta terça-feira (30), e disse que o governo federal presta todo apoio ao estado gaúcho.

“Conversei por telefone com o governador gaúcho, Eduardo Leite, e coloquei o governo federal à disposição do Rio Grande do Sul que novamente sofre com as fortes chuvas. Falei com os ministérios da Integração, da Defesa e com o ministro Paulo Pimenta e, no que for necessário, governo federal irá se somar aos esforços do governo estadual e prefeituras para atravessarmos e superarmos mais esse momento difícil, reflexos das mudanças climáticas que afetam o planeta”, escreveu Lula em seu X, antigo Twitter.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.