Temporais pelo país: veja onde há previsão de ‘alto risco’ de enchentes e deslizamentos neste domingo

Moradores de Petrópolis fogem da chuva
Moradores de Petrópolis fogem da chuva — Foto: Domingos Peixoto

As fortes chuvas devem continuar castigando os estados da região Sudeste e parte do Norte do país, neste domingo (24), de acordo com a previsão de riscos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do governo federal.

Áreas de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo seguem em alerta vermelho, de “grande perigo”, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por chance de chuva superior a 60mm por hora ou acima de 100mm por dia, com “grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamento de encostas”.

Segundo o Cemaden, neste domingo considera-se muito alta a possibilidade de ocorrência de alagamentos, enxurradas e inundações de córregos urbanos na Região Metropolitana do Rio, com destaque para a capital e municípios da Região Serrana, além de Centro Fluminense e Baixadas. O risco se dá por conta da passagem da frente fria, que poderá resultar em acumulados de chuva bastante significativos ao longo do dia, com possibilidade de pancadas de forte intensidade. O risco de enchentes é considerado alto no Vale do Paraíba, em São Paulo, nas regiões Sul, Norte e Noroeste do RJ, e na Zona da Mata, em Minas Gerais.

No Sul e Sudoeste, Campo das Vertentes e Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e no Sul do Espírito Santo, devido à possibilidade de pancadas de chuva de chuva de forte intensidade e altos índices já acumulados, há risco moderado de alagamentos inundações urbanas, segundo o Cemaden. No Pará, na Região Norte, há possibilidade moderada de alagamentos nas regiões metropolitanas de Manaus e Belém.

O Cemaden considera muito alta a probabilidade, neste domingo, de ocorrências de movimentação de massa nas regiões Sul Fluminense, Centro Fluminense, Baixadas Litorâneas e na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo os técnicos, não são descartadas possibilidades de deslizamentos generalizados, tanto em encostas urbanizadas como em encostas naturais, além de possíveis “quedas de barreira” às margens de rodovias. A situação é provocada pela chuva “significativa” de forma contínua dos últimos dias.

É alta a probabilidade de deslizamentos de terra no Vale do Paraíba, em SP, sobretudo na região litorânea, e também na Zona da Mata Mineira, Noroeste e Norte Fluminense, também por conta da continuidade das chuvas.

Os incidentes de deslocamento de terra tem risco moderado, de acordo com o Cemaden na Região Metropolitana de Belo Horizonte e Sul Espírito-Santense, no Sudeste brasileiro, e no estado do Amazonas, no Norte.

As instruções do Inmet para as áreas onde há previsão de alto risco são para que:

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.