Temperatura bate 35ºC em São Paulo em meio a onda de calor, e moradores buscam piscinas

Piscina no Sesc Belenzinho fica lotada durante onda de calor em São Paulo
Piscina no Sesc Belenzinho fica lotada durante onda de calor em São Paulo — Foto: Edilson Dantas/ Agência O Globo

A temperatura na cidade de São Paulo bateu 35ºC na tarde desta sexta-feira, em meio à onda de calor que assola a região.

Leia: Onda de calor pode ter reflexo no Rio, que tem sensação térmica de 57,5 graus, às 10h35, nesta sexta-feira

O pico foi alcançado nas estações meteorológicas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo nos bairros de Vila Mariana e Santo Amaro, na Zona Sul.

Já nos extremos sul (Parelheiros) e leste (São Mateus e Itaquera) houve as menores máximas, de 31ºC.

O Instituto Nacional de Meteorologia classificou uma faixa que vai do Mato Grosso do Sul até o Espírito Santo, passando pelo leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro, com o grau de perigo potencial, quando há leve risco à saúde por conta do calor.

As temperaturas estão 5ºC acima da média por um período de dois a três dias. O valor mais alto no estado de São Paulo foi alcançado no município de Valparaíso, perto da divisa com o Mato Grosso do Sul, onde os termômetros registraram 38,9ºC até as 15h desta sexta.

Enquanto isso, Paranaponema (PR), com 39,3ºC, e Jardim (MS), com 39,0ºC, foram as cidades com as maiores temperaturas do país.

A população paulistana recorreu à água e aos parques para lidar com o calor e até aproveitá-lo. Com isso, as piscinas das unidades do Sesc ficaram cheias nesta sexta-feira. No Belenzinho, O GLOBO encontrou dezenas de frequentadores aproveitando o espaço. No Parque Augusta, pessoas estenderam cangas e toalhas sobre a grama para se bronzear.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.