Surfista Italo Ferreira se junta a grupo de Pedro Scooby e Lucas Chumbo para resgatar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Italo Ferreira se junta a Pedro Scooby e Lucas Chumbo para resgatar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul
Italo Ferreira se junta a Pedro Scooby e Lucas Chumbo para resgatar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul — Foto: @italoferreira no Instagram

O surfista Italo Ferreira, campeão olímpico e mundial, se juntou a uma comitiva de atletas para ajudar no resgate das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul na última quarta-feira (8). O grupo que se disponibilizou para auxiliar nas buscas em jet-skis é composto por nomes como Pedro Scooby e Lucas Chumbo, atual campeão do Gigantes de Nazaré.

“Partindo para me juntar à equipe. Que Deus nos ajude e proteja”, escreveu o surfista, citando os perfis de Chumbo, Scooby e Alemão de Maresias, também especialista com ondas e que se juntou a comitiva chegou na manhã da última segunda-feira (6).

Antes da ação, Italo Ferreira já havia prestado solidariedade à população gaúcha. Ele havia vendido 10 pranchas autografadas para ajudar as vítimas das enchentes no estado. Com a venda, o atleta chegou a arrecadar R$ 100 mil em uma hora, disse em uma postagem no Instagram na terça-feira (7). Também contribuiu arcando com o envio de um caminhão para levar mantimentos ao Sul.

De acordo com o último boletim da Defesa Civil do estado divulgado na noite de quarta, há registro de 100 pessoas mortas, 130 desaparecidas, além de 1,4 milhão de gaúchos com a vida afetada.

Pedro Scooby, Lucas Chumbo e uma equipe de surfistas estão no Rio Grande do Sul com jet skis, para auxiliar grupos de regate às vítimas da inundação. O grupo de 11 atletas chegou ao estado nesta segunda-feira transportando cinco motos aquáticas, e se encaminhou para áreas muito afetadas pelas chuvas.

Além de Scooby e Chumbo, atual campeão do Gigantes de Nazaré, viajaram ao Sul nomes como: Reyzinho Duarte, Ian Cosenza, Michelle des Bouillons, Will Santana, Iankel Noronha, Felipe Cesarano, Júnior da Salinas Turismo, Bernardo Scolari e Thiago Lemgruber.

A primeira parada da equipe foi na cidade de Eldorado do Sul, que tem 40 mil habitantes e está praticamente submersa. No local, onde foram recebidos por Quinho, os surfistas compartilharam momentos em que salvaram famílias, crianças e idosos que estavam ilhados em suas casas. Após retirar os moradores de suas residências com auxílio dos jet skis, os surfistas transportaram as vítimas até barcos de equipes de resgate do governo.

Além de auxiliar no socorro à população, o grupo enviou 15 filtros idealizados pelo ex-surfista Jon Rose, fundador da ONG Waves For Water. O dispositivo tem a capacidade de tornar qualquer água potável e faz parte do projeto da organização, que tem como objetivo de ajudar comunidades carentes e vítimas de desastres a ter água limpa.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.