Setor de serviços recua 1,0% em agosto

O setor de serviços recuou 1,0% no mês de agosto frente ao mês de julho. Isso se deu logo após uma queda de 0,8% em julho e alta de 1,3% em junho, na série com ajuste sazonal. Em relação ao mês de agosto do ano passado, na série sem ajuste sazonal, os serviços caíram 2,4%, mantendo uma sequência negativa desde abril de 2015.

Em comparação a julho, os serviços prestados às famílias também sofreram queda. Foram três meses de crescimento interrompidos por um recuo de 4,8%. Serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram variação positiva, assim como os serviços de transportes e correio e serviço de informação e comunicação. O setor de atividades turísticas, porém, caiu 3,1%. Dos 12 locais pesquisados para turismo, 11 tiveram queda frente a julho. Apenas o Espírito Santo cresceu, apresentando variação positiva de 1,2%.

Os estados de Alagoas, Paraíba e Amazonas foram os que mais tiveram queda nos serviços em agosto. Em contrapartida, Roraima, Bahia e Piauí cresceram no setor, isso se comparado ao mês de julho. Em relação a agosto do ano passado, Mato Grosso, Paraná e São Paulo apresentaram variação positiva. As maiores baixas foram registradas no Distrito Federal, Paraíba e Amapá.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.