Sessão sobre vetos será na 2ª semana de maio, diz Pacheco

Da esquerda para a direita: o líder do governo no senado, Jaques Wagner (PT-BA); o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; e o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP).
Da esquerda para a direita: o líder do governo no senado, Jaques Wagner (PT-BA); o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; e o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP). Líderes partidários não chegaram a consenso sobre votação de vetos, diz Pacheco

O presidente do Congresso, senadorRodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta 4ª feira (24.abr.2024) que a sessão conjunta do Senado e da Câmara sobre os vetos presidenciais será na 2ª semana de maio. A decisão de manter ou derrubar os 32 vetos será em sessão única – sem distinção entre medidas que trancam a pauta do plenário. 

Segundo Pacheco, lideranças do Legislativo passaram o dia todo discutindo as pautas e buscando denominadores comuns. Entretanto, não houve convergência sobre quase nenhum veto, e por isso optou-se pelo adiamento

“Seria muito ruim entrar numa sessão do Congresso Nacional sem o mínimo de consenso sobre os temas a serem tratados. É uma sessão muito longa e um tanto confusa. Agora, definiremos uma nova data com o compromisso de todos os líderes de que temos que encontrar o máximo de convergência”, afirmou.

Pacheco declarou não haver mais possibilidade de novo adiamento. Originalmente, a votação conjunta seria em 18 de abril. Temendo derrotas, o governo negociou mais uma semana de prazo, e marcou a sessão para esta 4ª (24.abr).

“Conversei com o líder Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) e disse a ele que não será mais possível adiar. É preciso deliberar os vetos do presidente da República”, disse o senador. 

Para ele, o adiamento não deve atrapalhar o andamento dos trabalhos legislativos. 28 dos 32 vetos a serem analisados trancam a pauta do plenário – ou seja, devem ter prioridade -, mas Pacheco afirmou que tudo será votado em uma única sessão. “No fundo, há conflito sobre quase todos”, disse.

Fonte: Poder360

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.