Sem machos há oito anos, arraia engravida e desperta curiosidade de cientistas, nos EUA; entenda

Entenda como uma arraia engravidou sem ter tido contato com machos da espécie há pelo menos oito anos
Entenda como uma arraia engravidou sem ter tido contato com machos da espécie há pelo menos oito anos — Foto: Reprodução

Chamada de Charlotte, uma arraia com cerca de 16 anos despertou a curiosidade dos cientistas na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, após engravidar sem ter tido contato com machos da espécie há pelo menos oito anos. De acordo com o aquário onde ela se encontra, o nascimento dos filhotes deve ocorrer em até duas semanas.

Charlotte apresentava mordidas e escoriações típicas que ocorrem quando há cruzamento entre tubarões, o que despertou a hipótese de que ela, então, carregava de três a quatro filhos híbridos, mas não. Desde julho de 2023, Charlotte vive com outros dois jovens tubarões no aquário e, apesar de entusiasmados e assustados com a possibilidade, os pesquisadores do Aquarium and Shark Lab descartaram a ideia.

A arraia teria engravidado, na verdade, através de partenogênese, um fenômeno raro. De acordo com os cientistas, além da diferença de tamanho, a anatomia e o DNA tornariam impossíveis uma procriação entre uma arraia e um tubarão. A equipe do local transmitiu o exame por uma live no Facebook. Veja um trecho

Durante esse procedimento, são geradas células menores separadas dos óvulos da mãe, que posteriormente se combinam com o óvulo para dar origem à prole. Conforme relatado pela National Geographic, isso resulta em descendentes que são “semelhantes à mãe, mas não são clones exatos”. Os tubarões, que têm uma relação científica próxima com as raias, já foram observados passando por esse processo.

— Devemos deixar claro que não há nenhuma ‘travessura’ com arraias-tubarões acontecendo aqui —, disse Kady Lyons, cientista e pesquisadora à Associated Press.

Segundo a equipe do aquário onde Charlotte vive, ela poderá ter os filhotes durante as próximas duas semanas.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.