Secretaria estadual de São Paulo usa vídeo do MBL como material pedagógico em aula do ensino médio

Slide de aula da rede estadual de São Paulo sugere vídeo do MBL Estudantil como material de apoio
Slide de aula da rede estadual de São Paulo sugere vídeo do MBL Estudantil como material de apoio — Foto: Reprodução

Uma aula preparada pela Secretaria estadual de Educação de São Paulo utilizou um vídeo do Movimento Brasil Livre (MBL) Estudantil como material pedagógico. A gravação consta em um slide preparado para estudantes do 2º ano do ensino médio. Procurada, a pasta informou que o material já foi editado e que vai apurar o caso.

“A Secretaria da Educação informa que a referida aula foi retirada da plataforma e seu conteúdo completamente editado a fim de se adequar aos protocolos pedagógicos da rede. Uma apuração preliminar foi instaurada para responsabilizar os envolvidos e um novo protocolo de revisão de aulas e demais conteúdos foi estabelecido”, afirma a nota.

O MBL Estudantil é um braço do MBL, lançado em 2019, para rivalizar com a União Nacional de Estudantes (UNE) e combater uma alegada “doutrinação” de professores em sala de aula. O vídeo utilizado pela secretaria faz parte da 5ª aula de Língua Portuguesa chamada “Ler para conhecer: protagonismo na escola I”.

Nele, uma apresentadora explica para que servem os grêmios escolares, a importância deles e comemora a expansão de membros do MBL Estudantil nas escolas brasileiras. “Temos oito grêmios estudantis que os nossos alunos já ganharam, distribuídos por todo o país”, afirma. A gravação foi publicada no canal do MBL Estudantil em 2019.

Esses slides de aulas são produzidos pela secretaria como uma sugestão ao professor, que pode editar o material se desejar. É esse mesmo material que passará por testes para serem produzidos por inteligência artificial a partir de junho deste ano para as aulas do próximo semestre. De acordo com a secretaria, a aula com o vídeo do MBL não foi produzida por IA.

Depois da alteração, foi utilizado no lugar do material do MBL um vídeo da própria Secretaria estadual de São Paulo. Ele apresenta a visão de diferentes estudantes que participam de grêmios na rede.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.