Seca severa aprisiona manadas inteiras de hipopótamos, na África; veja imagens

Manada de hipopótamos presa
Manada de hipopótamos presa — Foto: Monirul Bhuiyan / AFP

Manadas inteiras de hipopótamos estão presas no lodo de poços semi-secos em Botswana devido à severa seca, relataram autoridades de conservação animal à AFP. “Os sistemas fluviais estão secando e os animais estão em perigo”, explicou Lesego Moseki, porta-voz do Departamento de Vida Selvagem e Parques Nacionais (DWNP) em Gaborone.

“O hipopótamo de Namiland depende da água do delta do Okavango”, acrescentou, e esclareceu que ainda não foi estabelecido o número de animais que morreram devido à seca.

A África Austral está sofrendo com uma seca grave que está afetando severamente as colheitas e levando à fome de milhões de pessoas. Vários países da região recentemente declararam estado de desastre nacional. De acordo com especialistas, o fenômeno se deve principalmente ao El Niño, que provoca um aumento das temperaturas globais.

No norte de Botswana, perto do extenso pântano do delta do Okavango, o esgotamento do rio Thamalakane forçou as manadas de hipopótamos a se dirigirem às reservas naturais de água perto da cidade turística de Maun, de onde a maioria dos turistas parte para safáris nos grandes parques de animais do país.

Os hipopótamos, com pele grossa mas sensível, precisam se banhar regularmente para evitar queimaduras solares e geralmente vivem em áreas úmidas. Sem água, podem se tornar agressivos e se aproximar das aldeias.

As autoridades locais pedem que os hipopótamos sejam realocados em reservas para evitar conflitos com os humanos. Botsuana abriga uma das maiores populações de hipopótamos vivendo na natureza, estimada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) entre 2.000 e 4.000 espécimes. Considera-se que a espécie está em alto risco de extinção.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.