São Paulo decreta estado de emergência para a dengue

Mosquito da dengue.
Mosquito da dengue. — Foto: NIAD

O estado de São Paulo decretou estado de emergência para a dengue nesta terça-feira.

A decisão foi tomada em meio à disparada na transmissão da doença neste ano. São mais de 135 mil casos e 31 mortes confirmadas no estado, além de 131 óbitos em investigação.

O governo estadual, assim, acata a uma orientação de autoridades internacionais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que seja decretada emergência quando o número de casos de uma doença passa de 300 para cada 100 mil habitantes — taxa que São Paulo bateu.

O decreto, ainda a ser oficializado após decisão tomada pelo Centro de Operações de Emergências (COE), vinculado à Secretaria Estadual de Saúde, dá mais margem de manobra para gestores públicos combaterem a dengue. Permite, por exemplo, que as autoridades destinem recursos para a saúde sem a necessidade de licitação, com maior celeridade.

O Brasil bateu, na semana passada, a marca de 1 milhão de casos de dengue em 2024, em apenas dois meses. O total é mais da metade do registrado ao longo de 2023 e acima por completo de 17 anos da série histórica, como 2021, 2020, 2018 e 2017.

A alta de casos é atípica devido às proporções acima do esperado e a ocorrência mais cedo do que o normal. No início de fevereiro, a secretária de Vigilância em Saúde do ministério, Ethel Maciel, disse que, “em geral, há um crescimento de casos no final de março e começo de abril”, mas que em 2024 “nós começamos a ver o crescimento dos casos já em janeiro”.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.