Rússia tomou cidade na região ucraniana de Ryzhivka, diz líder checheno

Equipes de resgate trabalham no local de um ataque com mísseis em Lugansk, Ucrânia
Equipes de resgate trabalham no local de um ataque com mísseis em Lugansk, Ucrânia — Foto: STRINGER / AFP

O líder da região russa da Chechênia, Ramzan Kadyrov, disse nesse domingo que as forças russas tomaram a cidade fronteiriça de Ryzhivka, na região de Sumy, no norte da Ucrânia.

Inicialmente, não houve declarações do Ministério da Defesa russo e das autoridades ucranianas sobre a versão de Kadyrov.

A região de Sumy está localizada na fronteira norte da Ucrânia e não tem tido uma presença importante de tropas russas desde o início do conflito, em 2022.

Kadyrov garantiu que combatentes de seu batalhão Akhmat “juntamente com soldados de outras unidades russas realizaram operações táticas e libertaram outro assentamento do inimigo”.

“Esta é a aldeia de Ryzhivka, na fronteira com a região de Kursk”, acrescentou o líder checheno no Telegram. “Como resultado das ações ofensivas planejadas em grande escala, o lado ucraniano sofreu pesadas perdas e teve que recuar”, acrescentou.

A AFP, inicialmente, não conseguiu verificar a conta de Kadyrov.

Yuriy Zarko, chefe do município ucraniano local, negou que Ryzhivka tenha sido capturada e disse à televisão estatal Suspilne que não há tropas russas na cidade.

No entanto, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertou em maio que a Rússia estava reunindo tropas na fronteira norte, em antecipação a uma possível nova ofensiva.

As autoridades começaram a evacuar residentes de algumas zonas fronteiriças da região de Sumy em maio, alegando o risco de ataques russos.

A Rússia iniciou uma grande operação em 10 de maio na região vizinha de Kharkiv, capturando várias cidades, enquanto a Ucrânia enfrenta falta de soldados e munições.

A Ucrânia enviou reforços para a área, mas perdeu terreno para a Rússia em outras zonas de combate.

Zelensky alertou no domingo sobre combates difíceis na região oriental de Donetsk.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.