Rui Costa diz tratar com Congresso, mas que articulador é o Padilha

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministra Esther Dweck (Gestão e Inovação) , ministro Rui Costa (Casa Civil) e Paulo Pimenta (SECOM) durante a apresentação e coletiva de imprensa sobre o Programa de Democratização dos Imóveis da União, no Palácio do Planalto
O ministro da Casa Civil, Rui Costa

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta 4ª feira (17.abr.2024) que sua relação com os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) é “boa”. A declaração vem depois do desentendimento, na semana passada, entre Lira e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha –principal responsável pela articulação política do governo com o Congresso.

No entanto, Costa disse que seu papel não é de “articulador político”, uma vez que quem ocupa esse papel é Padilha.

“O meu papel não é de articulador político. O articulador político do governo chama-se Alexandre Padilha, que vem trabalhando de forma dedicada […] O meu trabalho é discutir o mérito dos projetos, e com isso eu tenho interlocução quase diária com deputados e senadores, com os presidentes das duas casa, relatores, líderes”, afirmou em entrevista à CNN.

Na semana passada, Lira disse que Padilha é responsável por plantar “notícias falsas” sobre um suposto enfraquecimento do presidente da Casa com a decisão de manutenção da prisão de Chiquinho Brazão (sem partido-RJ). Também chamou Padilha de “incompetente” e “desafeto pessoal”.

A tensão levantou questionamentos sobre possível crise entre os Poderes. Contudo, o chefe da Casa Civil afirma também que pautas de interesse público são mais importantes que “diferenças pessoais”.

“A gente aprende a valorizar o que é essencial para cuidar das pessoas. Com isso, você diminui a importância de eventuais diferenças pessoais ou pontuais, e coloca em 1º plano o que de fato interessa […] E nós vamos trabalhar para superar eventuais diferenças pessoas existentes aqui ou ali”, disse.

Questionado sobre a relação do governo com o Congresso, o chefe da Casa Civil afirmou que “se a gente olhar de forma panorâmica, o presidente Lula tem agradecido sistematicamente à Câmara dos Deputados e ao Senado por terem aprovado os principais projetos que o governo enviou”, afirmou.

Fonte: Poder360

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.