‘Robôs peixes-palhaço’: conheça drones que coletam dados de ambientes subaquáticos

Drone subaquático semelhante a um peixe
Drone subaquático semelhante a um peixe — Foto: Aquaai

Em todo o mundo, oceanos, lagos e rios enfrentam desafios crescentes devido às mudanças climáticas, à urbanização e à poluição, colocando em risco sua capacidade de sustentar a vida. Para lidar com a falta de dados precisos sobre a saúde desses corpos d’água, drones subaquáticos que se assemelham a peixes foram desenvolvidos, com a aparência colorida que lembra o peixe-palhaço do filme “Procurando Nemo”, para a monitorização dos ecossistemas subaquáticos.

A versão padrão tem cerca de 1,3 metros de comprimento, pesa 30kg e pode ser equipada com câmeras e sensores para medir índices como níveis de oxigênio, salinidade e pH da água.

A Aquaai iniciou o projeto na Califórnia, onde foi fundada, e na Noruega, onde possui uma subsidiária. A empresa tem operado tanto em água doce como salgada, perto de barragens e em portos e pisciculturas, verificando a qualidade da água e a saúde dos peixes. Muitas pisciculturas utilizam sensores fixos para monitorizar a qualidade da água, mas dessa forma os peixes podem se acumular longe dos sensores. Em vez disso, os robôs da Aquaai nadam ao lado dos peixes, coletando dados onde quer que vão.

Em todo o mundo, o monitoramento dos recursos hídricos geralmente é feito manualmente, o que é lento, trabalhoso e resulta em dados limitados. A automação desempenha um papel vital no futuro da gestão da água, melhorando a eficiência, reduzindo o desperdício e fornecendo dados mais precisos para tomadas de decisão mais embasadas.

A Aquaai, no entanto, enfrenta desafios antes que seus drones subaquáticos possam ser amplamente utilizados. Embora tenham arrecadado cerca de 1,6 milhões de dólares (cerca de R$ 8,27 milhões) em financiamento, dependem principalmente de investidores privados.

Além da Aquaai, outras agências e empresas estão desenvolvendo drones subaquáticos para várias finalidades. Por exemplo, em 2021, uma empresa chinesa revelou um peixe robótico equipado com sensores em uma exposição militar em Pequim, enquanto algumas empresas de petróleo e gás utilizam drones submersíveis para inspecionar suas instalações.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.