RN tem mais de mil novos casos de covid-19 pelo segundo dia seguido

O Rio Grande do Norte registrou mais 1.091 casos confirmados para a covid-19 nas últimas 24 horas. É o segundo dia consecutivo que os novos registros chega à marca de unidade de milhar. No período, não houve óbito confirmado para a doença. Os dados foram repassados pela Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) nesta quinta-feira (8).

O crescimento dos casos de covid-19 ocorrem durante a identificação de novas variantes no Rio Grande do Norte.

O Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) detectou duas novas variantes, em sequenciamento de amostras positivas para SARS-CoV-2, referentes ao período de 21 de outubro a 17 de novembro deste ano provenientes dos municípios de Natal e Parnamirim. Foram identificadas a variante BQ.1 e a nova cepa BN.1.5.

Já o Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen/RN), referência estadual no diagnóstico da doença e de Vigilância Genômica, identificou a presença da BE.9. A variante é uma evolução da sublinhagem BA.5.3.1, ou seja, uma Ômicron da linhagem BA.5. De acordo com dados da Fiocruz, as duas subvariantes (BQ.1 e BE.9) compartilham algumas das mesmas mutações e foram encontradas inicialmente no Amazonas.

A Sesap reforça o apelo à população para manter o esquema vacinal completo, bem como o uso de máscaras em lugares fechados e a higienização das mãos.

Dados

Desde o início da pandemia, o Rio Grande do Norte já contabilizou 572.471 casos de covid-19. Atualmente, 2.448 estão classificados como suspeitos, enquanto outros 11.149 estão em acompanhamento. Desse total, 8.510 notificações para a doença terminaram em óbitos de pacientes no estado. Outras 1.077 mortes estão sendo investigadas.

Da Tribuna do Norte

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.