Rio Grande do Sul tem trégua nas chuvas, já Centro-Oeste e Sudeste recebem alerta de calor forte; veja previsão

Previsão do tempo para a segunda semana de Maio
Previsão do tempo para a segunda semana de Maio — Foto: Reprodução/Inmet

O Rio Grande do Sul, que enfrenta há uma semana de chuvas incessantes, vai ver uma trégua nas tempestades, a partir desta segunda-feira, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No entanto, o estado, que tem 341 municípios afetados por inundações, verá a chegada de uma frente fria a partir do meio da semana. No Centro-Oeste e Sudeste, a onda de forte calor continua, com emissão de alerta de “Perigo” e “Grande Perigo” para as regiões. Nordeste e Norte também apresentam risco de tempestade em algumas áreas.

Apesar da trégua nas chuvas no Rio Grande do Sul, a queda brusca nas temperaturas durante esta semana pode ser um agravante para a tragédia que acontece no estado. Em algumas áreas, onde o termômetro pode baixar para até 10°C, o frio pode provocar um aumento nos casos de hipotermia de pessoas isoladas pelas chuvas que aguardam resgate, além de dificultar as condições de salvamento e evacuação, segundo Comando Militar do Sul (CMS).

Em Santa Catarina, o tempo é estável ao longo da semana, com risco de chuva apenas a partir de quarta-feira, com alerta para possível tempestade na quinta-feira. Em Curitiba, a chuva só chega no final da semana, com pancadas isoladas. As previsões de temperatura na região são similares, com máximas por volta dos 30°C, e mínimas de 15°C, com a aproximação da frente fria ao fim da semana.

Nestas regiões, o calor não vai se dissipar. As altas temperaturas devem se perpetuar ao longo da semana desde o norte do Paraná, passando por São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e de Minas Gerais, cobrindo todo o Mato Grosso do Sul e o sul de Goiás e Mato Grosso. O aviso do Inmet é de Grande Perigo para grande parte das duas regiões.

Nos estados do Sudeste, os dias serão de sol e céu limpo. No Rio de Janeiro, as máximas chegam a 37°C no meio da semana, sem previsão de chuva. Em São Paulo e Minas Gerais, os termômetros também passarão dos 30°C, com tempo firme e uma leve queda de temperatura a partir da quinta-feira. No Espírito Santo, as temperaturas também não caem, mas os capixabas podem esperar nuvens de chuva isoladas durante o meio da semana.

No Centro-Oeste, o tempo é firme, com máximas de 37°C no Mato Grosso, e 33°C no Mato Grosso do Sul e Goiânia. Não há previsão de chuva ou de temperaturas mais amenas ao longo da semana para os estados.

Segundo o Inmet, a previsão para os estados do Nordeste é de chuva ao longo da semana, mas as temperaturas permanecem na casa dos 30°C. Para a região de Salvador e litoral baiano, o Instituto emitiu um alerta de “perigo” para tempestades, que começam ainda nesta segunda-feira. Nos demais estados, a chuva deve chegar a partir de terça-feira, com muitas nuvens e pancadas isoladas, especialmente no Maranhão, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.

Para o Norte do país, o Instituto também emitiu um alerta de “perigo” de tempestades para o Amapá, Roraima, norte do Amazonas e do Pará. Rondônia e Acre também tem previsão de chuva para a semana, mas com menos intensidade. Em Tocantins, o clima é estável, sem chuvas e poucas nuvens. Em toda a região, as máximas giram em torno dos 33°C.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.