Rio Grande do Norte tem 118 mil crianças até três anos fora da escola

Da Tribuna do Norte – Mais de 118 mil crianças com até três anos de idade estavam fora de escolas ou creches em 2016, no Rio Grande do Norte, de acordo com o relatório de monitoramento de metas do Plano Nacional de Educação (PNE), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A quantidade significa 66,6% do total de crianças com essa faixa de idade, colocando o Estado abaixo da meta estimada no PNE de 2014. O estimado é atender 50% dessa faixa até 2024, último ano de vigência do atual plano.

A estatística mostra que o Rio Grande do Norte teve o segundo menor avanço (6,6%) entre os estados do Nordeste nos últimos 12 anos na cobertura dessa faixa de idade. Em 2004, eram 165 mil fora da escola ou creche.

A inclusão de 47 mil crianças até 2016 significa aumento de 0,57 pontos percentuais por ano, saindo de 26,5% para 33,4%. Se continuar nesse ritmo, cerca de 110 mil crianças, ou 62,04% do total, ainda estarão fora das escolas ou creches.

A secretária estadual de educação, Cláudia Santa Rosa, afirmou que atingir a meta do PNE em relação a educação de crianças de 0 a 3 anos é uma prioridade. A responsabilidade é dos municípios, mas o Estado atua para a conclusão das metas. Ela explica o índice de crianças fora da escola como resultado de dificuldade financeira. “O custo é maior, as crianças são mais dependentes, a infraestrutura é especifica”, disse.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.