Registros de casamentos homoafetivos sobem 20% no Brasil, mostra pesquisa do IBGE; veja números

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa — Foto: Pedro Teixeira/ O Globo

Os dados da Pesquisa de Estatísticas do Registro Civil, do IBGE, divulgados nesta quarta-feira (27), referentes ao ano de 2022 e primeiro trimestre de 2023, ilustram, entre vários outros pontos, um raio-X dos matrimônios no país, que engloba, desde 2013, os casamentos entre pessoas do mesmo sexo, que vêm crescendo ano a ano. Ao todo, 11.022 casamentos homoafetivos foram firmados: 20% a mais na comparação com 2021. Estas uniões, no entanto, ainda representam apenas 1% dos registros.

— Os dados retratam as mudanças na sociedade e também de legislação. A resolução do CNJ, desde 2013, proíbe que os cartórios impeçam o casamento ou união estável de pessoas do mesmo sexo. Antes, alguns faziam e outros se recusavam. A partir da resolução, não podiam mais recusar, e nós começamos a coletar essas informações. São pessoas que querem assumir seus relacionamentos, agora encontram apoio na legislação e a tendência é de que esse número continue crescendo nos próximos anos — comenta Klivia Brayner de Oliveira, gerente da pesquisa Estatísticas do Registro Civil.

A pesquisa mostra que foram registrados 6.632 casamentos entre pessoas do sexo feminino e 4.390 pessoas do sexo masculino. Em relação a 2021, no entanto, o aumento no número de matrimônios entre homens foi ainda maior que o das mulheres, 21,9% e 18,4% respectivamente.

Outro detalhe apontado diz respeito à idade média desses casais formados por pessoas do mesmo sexo: a idade média de casais gays do sexo masculino é de 34,3 anos; a de casais formados por mulheres é de 32,7 anos; entre os casais de sexos opostos, homens aparecem com média de 31,5 anos e mulheres com idade média de 29 anos.

O estudo, destacam os pesquisadores, serve como um importante instrumento de acompanhamento da evolução populacional brasileira, possível parâmetro para estratégias de implementação de políticas públicas e, também, como um retrato aprofundado das mudanças nos aspectos sociais ao longo dos anos. São levantadas informações sobre nascimentos, casamentos civis, divórcios e mortes.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.