Queridinho na Índia, salgadinho ‘frito’ na areia viraliza nas redes

Queridinho na Índia, salgadinho 'frito' na areia viraliza nas redes
Queridinho na Índia, salgadinho 'frito' na areia viraliza nas redes — Foto: Reprodução redes sociais

Um vídeo de um salgadinho com areia chamou atenção e viralizou nas redes sociais nesta semana. Apesar de parecer inusitada, a técnica é bem conhecida na Índia. O snack também é chamado de “Fryums”, “Far Far”, “Bobby” e até mesmo “poor cracker” — algo como “biscoito de pobre” em alguns lugares.

Eles têm um custo menor, em torno de R$ 0,50 e vendidos por peso. Depois de frito, pode ser temperado com sal e páprica picante para intensificar o sabor. Não é qualquer ingrediente que pode ser submetido à técnica. É possível “fritar” todo alimento que seja à base de amido e farinhas, desde que seco.

A areia usada para “fritura” é bem fina e usada em uma chapa ou panela de metal. Quando aquecida, a areia atinge temperatura muito alta. Por isso, o processo de cocção é possível. Como os grãos têm tamanho reduzido, é possível distribuir a temperatura uniformemente entre eles.

“Não só na Índia, as pessoas praticam há muito tempo esta técnica de fritar/assar aqui na Indonésia, especialmente nas áreas rurais e suburbanas, na maioria das vezes para fritar biscoitos tradicionais.”, escreveu um internauta na rede social X, antigo Twitter.

Aqui no Brasil, os fryums indianos não são encontrados de modo fácil. Porém, há alternativas que podem render o mesmo resultado, inclusive o conhecido mandiopan.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.