PSDB articula candidatura de Márcia Maia com o diretório nacional

Márcia Maia

Com respaldo em uma resolução tucana de que nos municípios acima de 100 mil eleitores qualquer candidatura majoritária deve ser submetida à consulta, análise e aprovação da Comissão Executiva Nacional do PSDB, a deputada estadual Márcia Maia reafirmou a pré-candidatura à prefeita de Natal, nas eleições de 2 de outubro deste ano. “As conversas estão bem avançadas”, disse a deputada, depois de voltar, ontem, de Brasília, onde se reuniu, ao lado do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) e do deputado federal Rogério Marinho (PSDB), com o coordenador político do seu partido na região Nordeste, o senador paraibano Cássio Cunha Lima.

Márcia Maia está entre os parlamentares da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte que almejam suceder o prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), que poderá ter como companheiro de chapa os deputados Álvaro Dias ou Hermano Morais, o vice-presidente licenciado da Federação do Comércio, Marcelo Queiroz ou o ex-secretário de Turismo Fred Queiroz.

A deputada Márcia Maia passou a costurar uma eventual candidatura à prefeitura de Natal depois que o presidente estadual do PSDB, deputado federal Rogério Marinho, destitui de disputar o cargo. Além do PT do B, presidido no Estado pela mãe, a vice-prefeita Wilma de Faria, que já anunciou que disputará uma das 29 vagas na Câmara Municipal, a deputada disse que está conversando com outros três ou quatro partidos.

Por enquanto, a deputada Márcia Maia está sondando as bases partidárias – “já conversei com o vereador Dickson Nasser Júnior e o primeiro suplente José Gilenildo dos Santos, que teve 3.623 nas eleições de 2014, e falta conversar com o vereador Aroldo Alves”.

Para se inscrever para a chapa majoritária, segundo a resolução do PSDB datada de 22 de março deste ano, a deputada Márcia Maia terá de ter o apoio da Comissão Executiva Provisória Municipal ou pelo menos 20% dos convencionais. As convenções partidárias, conforme a legislação eleitoral, vão de 20 de julho a 5 de agosto,

Apesar de nunca ter disputado um cargo majoritário em Natal, a deputada Márcia Maia sempre foi bem votada na cidade para a Assembléia Legislativa, como em 2014, quando ela obteve 7.761 votos em Natal, o que representou 20,97% dos 36.997 sufrágios obtidos em todo Estado. Nas eleições de 2010, essa relação foi de 23,4%. Ou seja, de um total de 38.554 votos, ela teve 9.023 votos em Natal. Já em 2006, dos 53,359 votos no RN, em Natal foram 10.500 (19,68%).

Segundo a deputada, a sua ida a Brasília, na tarde de domingo (26), foi para participar de um encontro como vice-presidente da Secretaria da Juventude da Unale, a União dos Legisladores e Legislativos Estaduais. “À noite fomos eu e o deputado Ezequiel Ferreira convidar o senador Cássio Cunha Lima para vir ao encontro do PSDB em Natal, no dia 9 de julho”. Além do senador paraibano, está confirmada a vinda de José Anibal, senador por São Paulo.

A deputada disse que, ainda este ano, estão previstas duas conferências regionais da Secretaria da Juventude da Unale, uma delas deverá acontecer em Natal, ainda este ano, em data a ser confirmada.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.