Promotora Iara Pinheiro destaca ações para reduzir indicadores de mortalidade materna

De acordo com a promotora Iara Maria Pinheiro, coordenadora do Caop-Saúde, várias ações foram adotadas ao longo desses anos no sentido de promover uma redução dos indicadores de mortalidade materna e neonatal, com o incremento de intervenções voltadas para fortalecer a atenção básica materno-infantil no SUS. O projeto contou com a adesão de 59 Promotorias de Justiça e, segundo a promotora, ao longo dos últimos seis anos, 71 municípios foram visitados pela equipe técnica do Caop.

A atuação do Ministério Público do Trabalho no RN se deu, de acordo com o procurador Afonso Rocha, no âmbito do projeto nacional “Saúde na Saúde”, um dos focos de atuação da Coordenadoria Nacional de Combate às Irregularidades Trabalhistas na Administração Pública. Embora o Ministério Público do Trabalho atue na proteção do meio ambiente do trabalho de unidades hospitalares, especificamente da parceria com o projeto Nascer com Dignidade foram instaurados pela Procuradoria do Trabalho em Mossoró 14 inquéritos civis e ajuizadas 6 ações civis públicas.

Para a promotora Iara Pinheiro, somente com a atuação conjunta das duas instituições, MPT e MPE, foi possível obter sucesso em ações com o objetivo de sanar diversas irregularidades tanto em questões trabalhistas quanto na oferta de serviços à população usuária do SUS. Foram obtidas intervenções judiciais em algumas unidades que levaram à reestruturação, melhoria e ampliação dos serviços. Além disso, as inspeções realizadas permitiram a identificação de situações que indicam potenciais desvios de verbas públicas e improbidade administrativa, e serviram de embasamento para ações do MPF e do MPE.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.