Projeto discute lutas da pessoa com deficiência em Currais Novos

A luta da pessoa com deficiência será tema de uma semana intensiva de atividades e ações no projeto “Inclusivamente”, realizado pela primeira vez na cidade de Currais Novos, Seridó do Rio Grande do Norte. Serão oficinas, palestras, cursos e intervenções artísticas, com ações iniciando a partir da próxima segunda-feira (19) na Semana de Visibilidade da Pessoa Com Deficiência, com o tema “Acessibilidade em Cena”.

O projeto faz parte das ações relativas ao Setembro Verde, mês dedicado à inclusão social de pessoas com deficiência. O objetivo principal dessa campanha é reforçar a importância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro. A ação está sendo coordenada pela Casa de Cultura Popular de Currais Novos, Casarão de Poesia, Comunidade Surda, entre outros grupos e tem, entre seus apoiadores, o Sesc-RN.

A programação começa uma Audiência Pública sobre a Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência. Uma das ações será uma Oficina de Experiências Corporais e Diversidade, com a artista e pesquisadora Carolina Teixeira, e outra será um Curso Básico de Libras para profissionais do comércio da cidade.

Haverá ainda oficinas de jogos cênicos, pit stop e caminhada pela inclusão. Também está programado um encontro de famílias de crianças com Síndrome de Down, o grupo “Mães T21 RN”, coletivo que debate e conscientiza sobre a condição genética no Estado. Todas as ações terão intérpretes de Libras.

De acordo com uma das coordenadoras das atividades, a educadora e ativista cultural Iara Maria Carvalho, o projeto foi idealizado para trazer à tona as discussões a respeito da inclusão sociocultural para pessoas com deficiência, aliado ao fato de que a cidade de Currais Novos é pioneira no debate, com associações e entidades que lutam pela causa.

“Um projeto como o Inclusivamente vem para se somar ao protagonismo que Currais Novos já tem dentro dessa temática da inclusão, a partir do trabalho de inúmeras associações que atuam na cidade há décadas. Nos unimos a essa luta por entender o quanto ela é necessária para a nossa comunidade, e o quanto ainda há chão para percorrer. Entender a diversidade enquanto parte essencial do ser humano é um processo que exige de nós sensibilidade e empatia. É um processo lento de desconstrução que atravessa todos os setores de nossas vidas. Que todas as formas de existir tenham seu potencial incentivado ef sua experiência de vida respeitada por todos nós”, declarou Iara.

O fotógrafo e membro da Associação Currais-novense da Pessoa com Deficiência (ACDF), Júlio Dantas, estará com uma exposição fotográfica com 20 fotos de pessoas com deficiência, sendo crianças, jovens e adultos.

“Acho de uma importância sem igual uma amostra como esta, pois traz representatividades significativas de pessoas com deficiência em nosso meio, mostrando de fato que podemos ocupar vários lugares na sociedade”, declarou.

PROGRAMAÇÃO

SEGUNDA-FEIRA (19/09)

14h
OFICINA “PENSANDO EM LIBRAS”
Aretuza Brito e Márcia Barbosa
LOCAL: Centro Pastoral de Lagoa Nova

17h
“A importância da Inclusão da Pessoa com Deficiência no Setembro Verde”
Alberto de França Costa
LOCAL: Casa de Cultura Popular

19h
AUDIÊNCIA PÚBLICA: “Organização da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência no RN e a articulação Intersetorial: um debate necessário.
Marilene Soares da Silva – Coordenadora da Rede Estadual da Pessoa com Deficiência – SESAP/RN
Décio Gomes Santiago – Coordenador Estadual de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência CORDE/RN
Mediação: Paula Érica Batista – Assistente Social, Subcoordenadora da Unidade de Políticas Transversais e Promoção à Saúde UPTPS – SESAP
LOCAL: Câmara de Vereadores

TERÇA-FEIRA (20/09)

8h
Oficina de Decoupage/Reciclagem com papéis
Raphael Fernandes
LOCAL: Casarão de Poesia/ Parceria com a APAE

15h
Curso Básico de Libras
Aretuza Brito e Márcia Barbosa
LOCAL: CDL

19h
“A importância da acessibilidade em libras”
José Carlos da Silva Oliveira
LOCAL: CDL

QUARTA-FEIRA (21/09)

14h
Oficina de Teatro Surdo
Allan Sousa
LOCAL: CDL

16h
Pit Stop e Caminhada pela Inclusão
COMADE
LOCAL: Praça Cristo Rei

QUINTA-FEIRA (22/09)

10h
Recital O Mundo Mágico dos Livros
Luma Carvalho
LOCAL: Centro de Reabilitação

17h
Pocket show
Bia Lopes & Bia Souza
Exposição Fotográfica INCLUSIVAMENTE
Júlio Dantas
LOCAL: Praça Cristo Rei

SEXTA-FEIRA (23/09)

9h
Curso Básico de Libras
Aretuza Brito e Márcia Barbosa
LOCAL: CDL

14h
Oficina de Jogos Cênicos
Adriano Nunes
LOCAL: Escola Estadual Dr. Sílvio Bezerra de Melo

16h
Caminhada da Comunidade Surda
Comunidade Surda
LOCAL: Praça Cristo Rei

19h
Encontro de Famílias T21
Mães T21RN
LOCAL: Casarão de Poesia

SÁBADO (24/09)

15h
Oficina: “Corpos e Criação em Experiências Desviantes”
Carolina Teixeira
LOCAL: EETI Tristão de Barros

19h
Roda de Conversa “Acessibilidade em cena”
Carol Teixeira, Aretuza Brito e Luma Carvalho

Intervenções musicais
Forro Bom da Peste e Ítalo do Acordeon