Programação educativa do “Setembro Cidadão” tem início neste sábado

O Rio Grande do Norte, definido por lei complementar (494/2013) como o estado cidadão do Brasil, conta a partir deste sábado com 30 dias dedicados à promoção de uma série de atividades ligadas à educação e cidadania, com a finalidade de levar a crianças e adultos a consciência dos seus direitos e deveres e os meios para participarem mais ativamente dos rumos da cidade, do estado e do país.

Batizado como Setembro Cidadão, o mês da cidadania é um dos projetos do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC), idealizado e dirigido pelo juiz Jarbas Bezerra e pela advogada Lígia Limeira, que visa despertar o país para a educação cidadã.

“Educar com cidadania é fazer com que não só a sociedade, mas as escolas, passem a tratar do assunto em seus currículos. E o programa brasileiro de educação cidadã, seja no campo social ou nas instituições publicas ou privadas, visa a paz social. No momento que você tem uma sociedade em que todas as pessoas exercem sua cidadania, você tem a paz social”, explica Jarbas Bezerra.

Diante desse objetivo, o mês de setembro é o momento de reunir o maior número de ações de envolvimento da sociedade no despertar para a cidadania. “Este mês serve para avivar esse sentimento, que não tem nada a ver com o sentimento nacionalista do regime militar, com a volta da educação moral e cívica nas escolas. Não é isso. Tem a ver sim com ética, cidadania, com o regime democrático de direito”, esclarece o diretor do PROBEC.

Um dos pontos altos da programação será o desfile cívico de 7 de setembro, a ser realizado na Praça Cívica, com a participação de 10 escolas da rede estadual. Mas a programação do Setembro Cidadão incluirá ainda a capacitação de professores, a exposição de um Memorial da História do RN e um encontro que debaterá a Segurança Pública.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.