Professor Miguel Arroyo conversa sobre o “direito à vida” com professores e alunos da EJA do Seridó

O Programa EJA em Ação desta segunda-feira (14), que vai ao ar pela Rádio Rural de Caicó, às 18 horas, receberá o Prof. Miguel Gonzalez Arroyo para refletir sobre o tema: Direito à vida: a EJA em tempos de pandemia política. O Prof. Arroyo é pós-doutor em Educação e professor titular emérito da Faculdade de Educação da UFMG. Ele é uma referência quando se pensa em educação popular no Brasil, com vasta experiência como professor formador, como teórico, como consultor educacional e gestor público.

O autor do livro Ofício de Mestre (2000) fará uma abordagem que contemplará questões do contexto social e político brasileiro, destacando a Educação como um direito. Seus últimos livros: “Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa” (2017) e “Vidas ameaçadas: exigências-respostas éticas da educação e da docência” (2019), Miguel Arroyo problematiza os corpos dos/as estudantes que trabalham ao longo do dia e que a noite ainda encontram forças para percorrer longas distancias entre trabalho, escola e casa.       

Seu olhar sensível e sua capacidade crítica desvelam cenários de dificuldades e vivências injustas que afetam grande parte dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiras, especialmente daqueles e daquelas que incham as periferias das cidades. O mestre ressalta a resistência e a força dessas pessoas que acessam as escolas em busca de um direito que é viver uma vida justa, longe da violência e das ameaças cotidianas. Certamente a fala do Prof. Miguel Arroyo aparecerá esses aspectos, além do fato de estarmos vivenciando um tempo pandêmico que extrapola as mazelas do sanitário para fazer apelos éticos ao campo político. 

O EJA em Ação é uma iniciativa da 10ª DIREC e conta com o apoio da Rádio Rural de Caicó. O Programa dessa noite contará com a participação do artista Wescley Gama, de Currais Novos, que fará um número cultural, e será mediado pela Prof.ª Fabíola Dantas e pelo Prof. Valentim dos Santos.