Presos por conta de alagamento, oito aviões são retirados do aeroporto de Porto Alegre

Pista ficou inundada em maio no Aeroporto Internacional Salgado Filho, Porto Alegre
Pista ficou inundada em maio no Aeroporto Internacional Salgado Filho, Porto Alegre — Foto: Anselmo Cunha / AFP

Oito aviões que estavam presos no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, por conta das enchentes conseguiram decolar neste sábado depois de uma autorização especial da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac). Ainda restam 39 no pátio que foi inundado durante as enchentes de maio.

O aeroporto foi fechado em 3 de maio por causa dos alagamentos. A previsão para retomada das operações no local é dezembro.

Imagens das decolagens foram registradas neste sábado pelo projeto Câmeras Aeroporto Porto Alegre BrAmigos, que mantém um canal que exibe as imagens em tempo real do aeroporto.

De acordo com a Anac, esse translado ocorre em caráter excepcional e isso não significa que está permitida a liberação do aeroporto para voos comerciais com passageiros. Novas retiradas serão realizadas na medida em que mais solicitações chegarem, diz a agência.

Empresas e indivíduos interessados em retirar as aeronaves do local precisam pedir uma autorização, assinando um termo de responsabilidade e avaliação de risco, já que o aeroporto está com as operações suspensas. O pedido de autorização é feito pela internet.

As medidas foram adotadas em coordenação com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), os operadores aéreos e a Fraport Brasil, concessionária do Salgado Filho.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.