Presídio federal em Mossoró: mais 14 presos são transferidos

Ministério da Justiça diz que medida é rotina para evitar que facções se fortaleçam
Ministério da Justiça diz que medida é rotina para evitar que facções se fortaleçam — Foto: Secretaria Nacional de Políticas Penais

Entre quinta e sexta-feira, 14 detentos foram transferidos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, para outras unidades prisionais do sistema federal, segundo informações publicadas pelo portal g1.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado por Ricardo Lewandowski, confirmou que houve o “rodízio periódico de 14 presos entre as cinco penitenciárias federais do país”. A pasta, porém, não detalhou a origem dos presos e nem para onde eles foram transferidos.

Trata-se da terceira transferência de presos da Penitenciária Federal de Mossoró desde que Deibson Nascimento e Rogério Mendonça fugiram do local no dia 14 de fevereiro. Em março, o governo montou uma operação sigilosa para transferir 23 presos, entre eles, Fernandinho Beira-Mar, apontado como líder do Comando Vermelho, Railan Silva dos Santos e Selmir Almeida, membros da mesma facção. No dia 13 de março, outro detento foi transferido, totalizando 38 transferências.

Ao g1, o Ministério da Justiça e Segurança Pública disse que a movimentação dos internos é parte da rotina das unidades e que, por questões de segurança, a Secretaria Nacional de Políticas Penais não informa a localização dos presos. O intuito dessas mudanças, segundo a pasta, é impedir “articulações das organizações criminosas dentro dos estabelecimentos, além de dificultar e enfraquecer possíveis vínculos nas regiões onde se encontram as Penitenciárias Federais”.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.