Presidente do Lar de Idosos de Jucurutu faz apelo por ajuda: “É um grito de socorro”

Em entrevista concedida ao Sistema Rural de Comunicação, a presidente da Associação do Lar da Pessoa Idosa Pedro Epaminondas Lopes, em Jucurutu, Joelma Amaral, revelou os desafios diários enfrentados para manter o funcionamento do abrigo que atualmente acolhe 19 idosos. Com recursos escassos e estrutura comprometida, Joelma descreveu a situação como um verdadeiro ato de resistência.

“É uma tarefa dura, diária. Nós trabalhamos com pouquíssimos recursos. Basicamente o que mantém a casa são os benefícios dos próprios idosos, e algumas emendas parlamentares, que não são fixas. Quando chegam, a gente consegue respirar um pouco”, afirmou.

Ao longo dos últimos anos, o abrigo recebeu emendas da senadora Zenaide Maia e do senador Styvenson Valentim. Entretanto, com o fim próximo da última emenda, a preocupação é crescente. “Hoje funcionamos praticamente no equilíbrio. Entrou, saiu. O dinheiro mal cobre o pagamento dos funcionários e as contas fixas. A água quase foi cortada”, relatou.

Além das dificuldades financeiras, Joelma ressaltou a urgência por melhorias estruturais. “As portas estão danificadas, a estrutura precisa de reforma. Temos quartos quentes, sem climatização, e energia solar seria um sonho para esse clima do Seridó.”

Mesmo com o apoio eventual do município — com atendimento médico e visitas pontuais de enfermeiros —, a presidente reforça que o abrigo sobrevive com a solidariedade. “Recebemos doações de empresas como a Sertão Jucurutu, mas o que mais precisamos hoje são produtos de limpeza e ajuda financeira.”

O apelo de Joelma é claro: “Esse é um grito de socorro. Poucas pessoas querem assumir uma responsabilidade como essa. Os idosos não são o problema, pelo contrário, são nossa razão. O difícil é manter toda essa estrutura funcionando com dignidade.”

Para quem deseja ajudar, o Lar da Pessoa Idosa está localizado no bairro Freitas, em Jucurutu. “Chegando ao bairro, é só perguntar. Todo mundo conhece. E toda ajuda é bem-vinda.”

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.