Prefeito Batata anuncia medidas na reunião ampliada com vídeoconferência do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus

O Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus realizou a primeira reunião na manhã de segunda-feira (23), na Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN, em Caicó, com a presença do prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), secretários municipais, representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, entidades empresariais, sendo que a reunião também contou com outras autoridades em videoconferência, com membros do Hospital Regional do Seridó, UERN e outros setores do município. A reunião teve o objetivo de ampliar o comitê e já tomar decisões para os próximos dias em relação ao Coronavírus.

Em entrevista à imprensa, o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata) destacou que não é hora de pânico, mas de união. “Existe um temor muito grande, principalmente das pessoas que lidam diretamente na área de saúde que querem parar os serviços e isso não pode acontecer. Os gestores estão tomando medidas duras, pois precisamos de um exército nas ruas a partir de agora, já que teremos uma campanha de vacinação contra a gripe para várias pessoas”, disse o prefeito Batata.

Na entrevista, o prefeito Batata já adiantou algumas medidas e que serão confirmadas em decreto a ser publicado pelo Município. A prefeitura vai remanejar 300 mil reais da Cessão Onerosa que seriam usados para reformar praças públicas e que serão investidos na área de saúde (compra de EPIS, insumos, entre produtos que serão detalhados). A partir desta terça-feira (24), o Açougue Público de Caicó ficará fechado por 15 dias, mas os marchantes podem trabalhar por Delivery. O Município de Caicó também recomenda que os salões de beleza se organizem e façam agendamento de clientes para evitar aglomerações.
.
Batata disse que na reunião surgiu a proposta de discutir com o governo do Estado, a ideia de transformar o Hospital do Seridó para receber casos que não são ligados ao Coronavírus (internações clínicas e cirúrgicas, atendimento para gestantes e pediatria) e transformar o Hospital Regional do Seridó em um centro para atender toda a demanda somente do Coronavírus.

Batata também pediu aos proprietários de Vans que fazem a linha para Caicó que diminuam o número de pessoas por viagem e que possam fazer a higienização do veículo e das pessoas que estão chegando.

O prefeito Batata agradeceu a posição do diretor da Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN, George Dantas de Azevedo, que colocou a estrutura do prédio da Faculdade de Medicina à disposição do Município para liberar leitos para cuidar das pessoas infectadas por algumas doenças.

“Nós vamos vencer essa luta, mas é preciso a união de todos. Vamos ficar em casa e aprender com tudo isso, ter mais solidariedade, olhar mais um para o outro e somar forças. Em breve, vamos fazer uma grande campanha de arrecadação de alimentos, pois vem aí uma situação social muita delicada e outras medidas serão tomadas e anunciadas no momento certo”, afirmou Batata.