Prédios são incendiados durante tumultos no território francês de Nova Caledônia

Jovem participa de um bloqueio de estrada com barricadas de fogo no distrito de Auteuil, em Nova Caledônia
Jovem participa de um bloqueio de estrada com barricadas de fogo no distrito de Auteuil, em Nova Caledônia — Foto: Thomas BERNARDI / AFP

Vários edifícios foram incendiados, incluindo uma sede da polícia e a câmara municipal, numa nova onda de tumultos noturnos em Nova Caledônia, território francês no Pacífico.

“A noite foi agitada e marcada por tumultos na ilha principal e nas ilhas dos Pinos e da Maré, que exigiram a intervenção de numerosos reforços, com ataques à polícia, incêndios e bloqueios de estradas”, afirmou o Alto Comissário que representa a França no arquipélago.

Nova Caledônia sofreu uma onda de tumultos e saques em maio, em protesto contra um plano de reforma eleitoral.

Os residentes locais de Kanak temem que a reforma os deixe numa minoria permanente, sem a possibilidade de um dia alcançar a independência. Os distúrbios de maio deixaram nove mortos e danos avaliados em US$ 1,6 bilhão.

Em Dumbea, a norte da capital Noumea, um prédio da polícia municipal e uma garagem foram incendiados.

Vários outros incêndios eclodiram nos distritos de Ducos e Magente, em Noumea, enquanto separatistas entraram em confronto com a polícia em Bourail, onde uma pessoa ficou ferida.

O Alto Comissário informou que “foram debelados vários incêndios”, que atingiram “instalações e viaturas da polícia municipal, bem como viaturas particulares”.

Várias escolas permaneceram fechadas na manhã desta segunda-feira (hora local) devido aos novos distúrbios.

No sábado, sete ativistas pró-independência, ligados a um grupo acusado de orquestrar os distúrbios de maio, foram presos preventivamente e​ enviados para a França.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.