Por recomendação da Polícia Militar, jogo entre ABC e Paysandu deve ser transferido para segunda-feira

Federação reuniu representantes de Ministério Público, órgãos de segurança e clubes, além de organizadores da Meia Maratona do Sol, prova marcada para sábado

 

O duelo entre ABC e Paysandu pela quinta rodada da segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro deverá ser transferido para segunda-feira, dia 19 de setembro – o jogo está, por enquanto, marcado para sábado, no Frasqueirão. A alteração atende a recomendação da Polícia Militar e deve ser oficializada pela Confederação Brasileira de Futebol nas próximas horas. O motivo é a realização da Meia Maratona do Sol, que vai reunir mais de 8 mil corredores pelas ruas de Natal no sábado.

Na manhã desta segunda-feira, representantes do Ministério Público, Polícia Militar, ABC, América-RN e da Meia Maratona do Sol se reuniram na sede da Federação Norte-rio-grandense para debater a logística e a segurança para os eventos do próximo fim de semana. Na oportunidade, a Polícia Militar destacou que não seria possível garantir o policiamento e a segurança dos dois eventos – ABC x Paysandu e Meia do Sol – no mesmo dia e horário.

A Meia Maratona do Sol, regulamentada e com todas as licenças desde o início do ano, vai largar da Arena das Dunas às 15h30 e percorrer as principais avenidas da Zona Sul de Natal, passando também pela Via Costeira. Por causa da prova, a Avenida Engenheiro Roberto Freire terá a via no sentido Ponta Negra-Centro bloqueada das 13h às 19h, assim como uma das faixas da Via Costeira.

Com a interdição de um trecho da chamada Estrada de Ponta Negra, o torcedor teria dificuldade no deslocamento para o Frasqueirão se o jogo ABC x Paysandu fosse mantido no sábado, às 17h. O confronto pode valer o acesso à Série B para o Alvinegro, líder do quadrangular decisivo, e deve atrair 15 mil pessoas.

– Por uma questão de segurança, foi deliberado pela Polícia Militar que a corrida no mesmo dia do jogo do ABC iria gerar um transtorno no trânsito, a ponto de talvez travar a cidade. Por uma questão de responsabilidade com o torcedor que vai ao estádio e com os 8 mil corredores – 3,5 mil daqui e 5 mil de fora -, nós resolvemos deliberar, com a anuência do ABC, que o jogo será na próxima segunda-feira, às 20h. Isso foi uma orientação da polícia e o Ministério Público anuiu imediatamente, e já solicitou à federação que oficie a CBF – falou o promotor de Justiça Luiz Eduardo Marinho, que participou da reunião.

– Nós da Meia Maratona do Sol fomos como ouvintes à reunião, para esclarecer todas as dúvidas de como é feito no dia do evento, e para buscar o entendimento entre todos. O ABC, a TV detentora e as forças de segurança encontraram na segunda-feira uma solução viável para todos, mas a decisão é do ABC, mandante do jogo, e da CBF – comentou Gabriel Negreiros, organizador da Meia do Sol.

O presidente da FNF, José Vanildo, defendia a manutenção do jogo do ABC no sábado, mas entendeu a decisão do adiamento, que, segundo ele, teve “a concordância dos clubes, que compreenderam que seria melhor manter o jogo do América no e levar o jogo do ABC para a segunda”.