Polônia anuncia operação contra rede de espionagem russa

Suspeito de integrar rede de espionagem russa é preso na Ucrânia
Suspeito de integrar rede de espionagem russa é preso na Ucrânia — Foto: Serviço de Segurança da Ucrânia / via Telegram

A Agência de Segurança Interna da Polônia (ABW) informou nesta quinta-feira que está em curso uma operação em coordenação com outros países para desmantelar uma rede de espionagem russa, que atuava com o objetivo de descredibilizar a Polônia, a Ucrânia e a União Europeia. Na quarta-feira, a ABW realizou buscas em Varsóvia e Tychy, no sul do país, e “interrogou várias pessoas”.

A operação é o resultado da cooperação entre a agência de segurança polonesa e vários serviços europeus, entre eles da República Checa, que anunciou uma operação semelhante na quarta-feira.

“A ABW está atuando no âmbito de uma investigação sobre atividades de espionagem em nome da Rússia contra Estados e instituições da União Europeia”, escreveu no X o porta-voz dos serviços especiais polacos, Jacek Dobrzynski.

O objetivo da rede russa era “atingir os objetivos de política externa do Kremlin, em particular enfraquecer a posição da Polônia na cena internacional, desacreditar a Ucrânia e a imagem das instituições da União Europeia”, informou a ABW em um comunicado.

A operação é também o resultado da detenção, em janeiro, de um polonês suspeito de trabalhar para os serviços secretos russos, explicou a ABW.

“O homem, infiltrado entre parlamentares poloneses e europeus, realizava tarefas encomendadas e financiadas por colaboradores dos serviços de inteligência russos”, afirmou a agência, que não revelou sua identidade.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.