Políticos ignoram critérios técnicos e pretendem convencer governador a soltar água da Carnaúba no leito do Rio Sabugi

Enquanto todas as orientações técnicas apontam para a necessidade da construção de uma adutora, como forma da água da Barragem Carnaúba, localizada em São João do Sabugi ser melhor aproveitada, no abastecimento de Caicó, algumas vozes de políticos caicoenses seguem em caminho contrário, e prometem convencer o governador Robinson Faria a autorizar que a água do reservatório seja, imediatamente liberada para perenizar o Rio Sabugi, com a promessa de que chegará em Caicó.

Ao Blog do Marcos Dantas, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu, José Procópio de Lucena externou sua posição, que pelo que o Blog conseguiu apurar, será a mesma da Caern durante a reunião que a classe política de Caicó terá com o governador Robinson, na tarde desta quinta-feira (05) em Natal.

A Barragem Carnaúba tem capacidade de 25 milhões e 800 mil m3 e atualmente está com aproximadamente 5,4 milhões de metros cúbicos. Pelas informações técnicas o reservatório entra em volume morto ou reserva técnica quando estiver com 1,4 milhões de metros cúbicos.

De acordo com Procópio, a distância da Barragem Carnaúba até Ponte sobre Rio Sabugi é de aproximadamente 25,6 km por dentro do rio. Da barragem para Caicó pela RN é em torno de 18,9km.

Seguem as informações repassadas por Procópio ao Blog do Marcos Dantas:

A adutora Carnaúba-Caicó com tubulação de PVC 300mm, ao invés, de tubos de ferro fundido, reduzirá os custos de 11,5 milhões pra 7,7 milhões com captação na montante do reservatório!

Considerando captação flutuante mínima de 260 m³/h no reservatório pra Caicó, as perdas de evaporação, os usos no entorno e a mine- adutora da palma o reservatório entre em volume morto a partir de 01/10/2018, com recarga zero.

Lembro que em volume morto não sai mais água na comporta de forma natural, porém, ainda dispõe de 1,4 milhões de metros cúbicos, sendo suficiente ainda pra atende a adutora pra Caicó em torno de 6 meses, caso, a água tenha potabilidade!

Se for aberto a comporta pra água percorrer 25,6 km até a ponte sobre o Rio Sabugi com liberação de 500 L/s o reservatório entra em volume morto em dezembro/2017. Tecnicamente não acredito que esse volume seja suficiente!

Entendo que seria necessário ter uma defluência de 1000 L/s do reservatório pra chegar a ponto sobre o rio Sabugi. Com volume liberado o reservatório entre em volume morto em novembro/2017!

Esses dados levam em consideração as perdas gerais de percurso da água ( evaporação e infiltração) nestes 25,6 com irrigação zero!

O projeto básico da adutora está pronto. Foi elaborado pela Caern e com os recursos liberados sua implantação leva no máximo dois meses! Isso porque o percurso é de 18,9km, não haverá áreas desapropriadas e a água será entregue bruta na adutora da Caern no Itans.

Lembro que o abastecimento de Jardim de Piranhas está esgotado e será necessário receber agua da adutora de Caicó em torno de 120m3\h! Timbaúba e São Fernando suporta mais ou menos até final do ano! Os dois municípios precisam de 40m3\h!

Caicó precisa de aproximadamente 500m3\h pra atender satisfatoriamente toda zona urbana! Hoje está chegando pela adutora da Serra de Santana em torno de 320m3\h!

Quando for  levado os 120m3\h pra Jardim de Piranhas só vai sobrar  200m3\ h pra Caicó! Quando for levado mais 40m3\h pra Timbaúba e São Fernando só vai ficar em Caicó 160m3\h!

É necessário e urgente construir a adutora do reservatório de Carnaúba pra Caicó com no mínimo 260m3\h. Somando com 160m3\h teremos 420m3\h! Um bom volume d’água por no mínimo mais uma ano de abastecimento mesmo que os reservatórios tenhas recarga zero em 2018.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.