Polícia Civil investiga capitão da PM de Roraima por envolvimento em duplo homicídio motivado por disputa de terras

Capitão da PM Helton John foi afastado de função de coordenação da segurança do governador após suspeita de envolvimento em duplo homicídio
Capitão da PM Helton John foi afastado de função de coordenação da segurança do governador após suspeita de envolvimento em duplo homicídio — Foto: Reprodução

O capitão da Polícia Militar Helton John Silva de Souza, de 48 anos, é um dos investigados no caso do assassinato dos agricultores Flávia Guilarducci, de 50 anos, e Jânio Bonfim de Souza, de 57, mortos em 23 de abril, em Roraima. A motivação do crime envolveria uma disputa por terras na região.

No momento em que o crime ocorreu, o capitão Helton John ocupava a função de coordenador da segurança do governador do estado. Ele acabou afastado das funções cerca de seis dias após o crime. Segundo a Polícia Civil, a defesa do PM disse que ele deverá se apresentar às autoridades nesta quinta-feira.

O capitão era uma das pessoas presentes na morte do casal, segundo aponta a investigação da Polícia Civil a qual O GLOBO teve acesso. Um vídeo gravado por uma das vítimas e apresentado por um cunhado à autoridade policial conta com a voz do oficial Helton John.

“Colegas de trabalho e membros do grupo de futebol ao qual pertence garantem, com convicção absoluta, que a voz presente no vídeo é de fato a de Helton”, diz um relatório técnico sobre a gravação.

O GLOBO teve acesso ao vídeo no qual a voz do capitão foi registrada. Na gravação, o casal discute sobre a posse das terras na regiões com outras pessoas. É possível ouvir o momento em que os disparos de arma de fogo são feitos, e o instante seguinte no qual uma das vítimas caiu no chão.

Após ser informado da investigação contra o capitão, o chefe da Casa Militar de Roraima decidiu afastar o capitão imediatamente da função da coordenação e o apresentou ao comandante da Polícia Militar. “Esta decisão foi apoiada pela unanimidade dos colegas e superiores, que, conhecedores de sua voz e conduta, identificaram sua participação no evento registrado”, diz ainda o documento.

A morte do casal, segundo as investigações da Polícia Civil, teria como motivação uma briga por terras na região. Helton de Souza seria próximo de Caio Medeiros do Porto, vizinho de Flávia Guilarducci e Jânio Bonfim de Souza, e outro investigado no caso.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.