Plano Real é algo “não repetível”, diz Pérsio Arida

Pérsio Arida
Para Arida (foto), o funcionamento da da democracia é o "motor" do Plano RealO ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero (esq.) marcou presença no eventoEvento celebrou os 30 anos da criação do Plano RealOs economistas idealizadores do Plano Real se reuniram para falar da criação da moedaO economista Gustavo Franco segurando o livro "30 anos do Plano Real"

O economista e ex-presidente do BC (Banco Central) e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social), Pérsio Arida, disse nesta 2ª feira (24.jun.2024) que o Plano Real, que resultou na criação da atual moeda brasileira, “não repetível”.

“O que aconteceu com o real é algo não repetível”, declarou o economista, um dos idealizadores do plano. Arida afirmou ainda que a moeda se tornou um “bem público” brasileiro e atribuiu o funcionamento da democracia como o “motor” do Plano Real.

A declaração de Arida se deu durante evento da Fundação FHC (Fernando Henrique Cardoso) que celebra os 30 anos da criação do Plano Real.

O Real, moeda criada na gestão de Itamar Franco (1992-1995) com o objetivo estancar a hiperinflação da economia, completa 30 anos em 1º de julho de 2024.

O plano foi elaborado por economistas tucanos sob a coordenação política do então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) –eleito presidente em 1994.

Apesar de Fernando Henrique levar os louros nas urnas, os pais do real são Pérsio Arida e o economista André Lara Resende.

O evento foi mediado pelo diretor-executivo da Fundação FHC, Sergio Fausto. O encontro contou com as seguintes autoridades:

Veja fotos do eventos realizado nesta 2ª feira (24.jun):

Fonte: Poder360

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.