Planejamento é a dica na hora de se preparar para o Imposto de Renda

Desde essa quinta-feira, 02, os contribuintes já podem começar a declarar o Imposto de Renda referente aos ganhos de 2016. Esse momento pode parecer um tanto complicado para algumas pessoas, porém com organização e planejamento, é possível fazer tudo com tranquilidade e deixar o processo mais simples e ágil.

A Receita Federal já disponibilizou no site o Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda para pessoa física. Enquanto isso, é hora de juntar todos os recibos, gastos com saúde, educação e colocar na ponta do lápis. 

A contadora da Rui Cadete Consultores, Karina Dias, lembra que algumas alterações foram feitas para a declaração desse ano e, por isso, é preciso estar mais atento. “Aqueles que se organizam com antecedência têm menos chances de esquecer algum dado, ainda mais, diante dos diversos cruzamentos realizados pela Receita”, alerta.

Uma das alterações desse ano, refere-se à exigência de informação do CPF dos dependentes com idade a partir de 12 anos completos até 31 de dezembro de 2016. Assim, se você tem um dependente menor que ainda não possui o documento, é necessário providenciar.

A contadora da Rui Cadete também sinaliza que aqueles que declaram mais cedo seu imposto, recebem a restituição nos primeiros lotes. Ou seja, com planejamento e um método eficaz para a declaração, os benefícios são maiores.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.