Pesquisadores da UFRN descobrem novas espécies de fungos

A pesquisadora Julieth Sousa, doutoranda em Sistemática e Evolução do Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob orientação do professor Dr. Iuri Baseia, descobriu novas espécies de fungos importantes para compreensão e elaboração de novos medicamentos. A pesquisa foi publicada na revista PLoS ONE, uma das mais importantes da área.

Com base em características morfológicas e evidência filogenética (análise das sequências de genes no DNA das plantas), o estudo revelou novas espécies de fungos. “O reconhecimento correto das espécies é um requisito essencial para a compreensão da sistemática, da evolução e da ecologia” destaca a pesquisadora.

A Taxonomia Biológica é a área da Biologia voltada para a ordenação e classificação dos seres vivos. Nesta ciência, são estudadas as relações de parentescos entre os organismos e suas histórias evolutivas. A Taxonomia opera depois que ocorre a geração da árvore filogenética (representação gráfica das relações evolutivas) de um ser vivo.

“Os dados atuais da iniciativa global da Lista Vermelha dos Cogumelos da IUCN indicam que as populações estão aumentando em alguns países da Europa e, provavelmente, são subestimadas em outros países, como o Brasil” destaca o professor Iuri Baseia sobre a importância de estudos taxonômicos  usando diferentes fontes de evidências para determinar espécies.

 

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.