Pesquisadores comemoram nascimento de ornitorrinco após introdução da espécie em parque da Austrália: ‘milagroso’

Pesquisadores comemoram primeiro nascimento de ornitorrinco após reintrodução da espécie em parque nacional da Austrália: 'milagroso'
Pesquisadores comemoram primeiro nascimento de ornitorrinco após reintrodução da espécie em parque nacional da Austrália: 'milagroso' — Foto: UNSW

Um grupo de cientistas da Universidade de Nova Gales do Sul e do Serviço Nacional de Parques da Austrália celebrou o nascimento de uma filhote de ornitorrinco, após trabalho de reestruturação da espécie no Royal National Park de Sydney. Encontrada durante este fim de semana, acredita-se que a bebê tenha cerca de seis meses de idade e seja filha de dois dos 10 ornitorrincos realojados no local.

Chamada de Gilli, ela foi encontrada no rio Hacking com 850 gramas e é o primeiro filhote a nascer no parque em mais de 50 anos. O nome significa ‘chama’ ou ‘a vida foi acesa’ na língua Dharawal. De acordo com relato dos pesquisadores, eles precisaram colocar redes nos cursos de água do parque por três noites para obter sucesso na captura da filhote.

O pesquisador principal do projeto, professor Gilad Bino, do Centro de Ciência de Ecossistemas da UNSW, disse que a equipe ficou muito feliz depois de encontrar Gilli em uma das redes.

— Estávamos nas nuvens. Foi simplesmente incrível… É tão gratificante fazer parte deste esforço gigantesco —, disse Bino à ABC News.

O especialista ainda explicou que considerava um ‘milagre’ a equipe ter sido capaz de encontrar o grupo que foi reintroduzido no local, pois ‘procurar 10 ornitorrincos no sistema de água do parque nacional foi como encontrar uma agulha num palheiro’.

Depois de verificar amostrar corporais, os cientistas identificou Gilli com um microchip para futuros acompanhamentos. Esse retorno dos ornitorrincos ao Royal National Park representa o primeiro programa de translocação da espécie da UNSW e tem como objetivo estabelecer uma população geneticamente diversa e autossustentável no local.

A equipe de pesquisa ainda não descarta a possibilidade de mais filhotes na área.

Com status de conservação listado em ‘quase ameaçado’ pela Conservação Australiana de Ornitorrincos, as estimativas de população da espécie no país variam amplamente, de 30 mil a cerca de 300 mil.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.