Penthouse: prédio luxuoso viralizado pelo estado de abandono fez parte de novela da Globo

Penthouse: prédio luxuoso viralizado pelo estado de abandono fez parte de novela da Globo
Penthouse: prédio luxuoso viralizado pelo estado de abandono fez parte de novela da Globo — Foto: Reprodução Quinto Andar

Construído em 1979, o edifício Penthouse se destacou no mercado imobiliária paulista por suas unidades luxuosas, que contavam com piscinas privativas nas varandas. No entanto, com o crescimento da comunidade de Paraisópolis ao lado do imóvel, ele foi sendo desvalorizado e, hoje, encontra-se em um estado de abandono. Além de manchas nas fachadas, piscinas abandonadas, parte dos proprietários dos apartamentos estão envolvidos em altas dívidas de condomínio e IPTU.

O prédio ficou conhecido nacionalmente, porque era ali que morava a “Bonitona do Morumbi”, da novela ‘A Próxima Vítima’, de 1995. A novela, criada por Silvio de Abreu, foi um dos maiores sucesso na emissora Globo. O apartamento usado da trama era de Helena, interpretada por Natália do Vale.

Com somente treze apartamentos com metragens que vão de 355 a 410 m², cada unidade conta com um terraço privativo e piscina particular. O Penthouse foi construído pela construtora Adolpho Lindenberg, localizado na Avenida Giovanni Gronchi, no Morumbi, zona sul de São Paulo. Ao lado está a comunidade de Paraisópolis, a segunda maior da capital paulista.

Uma reportagem feita pela Veja São Paulo revelou que as unidades do edifício estão envolvidas em altas dívidas de condomínio e IPTU, além de enfrentar uma série de ações judiciais, que chegam a quase uma centena. De acordo com a matéria, seis dos treze apartamentos devem juntos 1,5 milhão de reais em IPTU à prefeitura. Além disso, Além de ser uma área com altos índices de ocorrências policiais, os ex-moradores são unânimes em se queixar do som alto nas noites de baile na comunidade.

Em alguns sites de imobiliária, é possível alugar um apartamento com quase 400 metros quadrados e 3 quartos por R$ 6.500. Em 2007, uma imagem aérea da região feita pelo fotógrafo Tuca Vieira foi exposta no Tate Modern, em Londres. A foto entrou em muitos livros, inclusive didáticos, ilustrando assuntos como distribuição de renda e sociedade de classes. Ao lado dele encontra-se o Edifício Roof, cujo projeto arquitetônico é bastante semelhante.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.