Peeling de fenol: defesa de influencer diz que jovem morto em clínica ‘não precisava’ fazer procedimento

Dona de clínica de estética onde paciente morreu após peeling de fenol
Dona de clínica de estética onde paciente morreu após peeling de fenol — Foto: Reprodução

A advogada da influenciadora Natalia Fabiana de Freitas disse que o jovem que morreu durante peeling de fenol “não precisava” realizar o procedimento estético, nesta terça-feira. A dona do estabelecimento e responsável pelo procedimento foi indiciada por homicídio com dolo eventual após Henrique da Silva Chagas, de 28, morrer em sua clínica na zona sul de São Paulo.

Em entrevista à TV Barueri, Tatiane Forte fez declarações sobre o jovem, que fez o procedimento para remover cicatrizes de acne que o incomodavam desde a adolescência. “Era um menino lindo, né? Não precisava. Jovem…”, afirmou Tatiane Forte, defensora da influencer.

A advogada ainda afirma que, analisando as imagens das câmeras de segurança da clínica, concluiu que o jovem estaria “feliz” em realizar o procedimento. Ela relembrou que Marcelo Camargo, namorado da vítima, afirmou que Henrique teria pesquisado muito antes de fazer o procedimento, que já desejava há algum tempo.

A clínica de Natalia não tinha licença para realizar o peeling de fenol. Em sua defesa, a influencer disse que o produto está disponível em sites de market place. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou que está trabalhando para derrubar anúncios de fenol em sites de venda online.

O Studio Natalia Becker, que leva o nome da proprietária, de 29 anos, apesar de ter licença para funcionar, não poderia realizar o procedimento, conforme a SMS. A clínica tinha permissão de atuar com “atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza”.

A clínica da influencer foi fechada e autuada pela Vigilância Sanitária do município. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a clínica “exercia procedimentos em desacordo com a legislação vigente”.

A defesa informa que vai solicitar a desinterdição da clínica de Natalia. De acordo com a advogada, sua equipe teve acesso ao processo de interdição e alega que “não tinha nada grave”. Eles declararam que foram apontadas necessidades de documentação sobre a manutenção de ar-condicionado, limpeza e alguém como responsável técnico do estabelecimento.

“Não foi interditada por alguma coisa grave, não”, afirmou. “A gente está falando com a vigilância para entender o que aconteceu [exatamente]”, acrescentou a advogada. “Eu sei que o caso é bem delicado, mas a gente tem que pensar também na vida de quem fica”, afirmou ela na entrevista à emissora.

“Meu papel agora é de fazer com que ela volte aos poucos à vida normal, da gente conseguir devolver uma fonte de renda para ela. (…) É um propósito meu de vê-la bem de novo, trabalhando de novo, com os devidos cuidados que nós estamos ajudando a estruturar. Como eu disse, o nosso trabalho não é só ir lá defender a Natalia das acusações. O nosso trabalho é completo, estratégico para voltar a empresa, o que está errado, o que a gente consegue arrumar, o que você pode e não pode fazer”, concluiu.

A advogada chegou a comentar que realizou um procedimento com a influenciadora antes da morte de Henrique. “Eu tive melasma e fiz um tratamento com ela. Foi excelente. Já tinha feito com outras pessoas, médico, e não tive um bom resultado como tive com ela. Minha mãe também fez o tratamento com ela. Muito cordial, ama o que faz, apaixonada por transformar vidas também”, alegou.

A PM foi acionada por volta das 14h23min do último dia 4 para atender a ocorrência. No endereço da rua Doutor Jesuíno Maciel, onde fica o “Studio Natalia Becker”, a equipe médica relatou que a vítima havia feito um peeling de fenol e morrido em seguida. Natália Becker teria passado mal após o ocorrido e foi socorrida por uma funcionária. Ela não estava na clínica quando os policiais chegaram.

Imagens das câmeras de segurança mostram desde a chegada de Henrique, acompanhado do namorado Marcelo Camargo. Após dar entrada na clínica, a vítima parte para o procedimento com uso de ácido para rejuvenescer o rosto. Minutos após ter a substância aplicada na face, ele revela à Natalia que estaria sentindo tonteiras. Ela alega que a sensação é normal. No entanto, em um momento sozinho com o parceiro, Henrique perde a consciência e Marcelo grita por ajuda.

Segundo o namorado, antes da morte, o paciente já havia reclamado que sentia uma dor muito forte. Quando Natalia retornou à sala, acompanhada de uma assistente, eles constataram que os batimentos de Henrique estavam alterados e chamaram o SAMU.

O marido da influenciadora também chegou ao local para auxiliar, realizando as manobras indicadas pela equipe de socorro por telefone. As câmeras mostram também o atendimento realizado pela equipe de saúde, que encerra o trabalho por volta das 14h, já confirmando a morte.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.